O que acontece quando você coloca chips de iPhone em Macs?

A Apple negou por anos que planejava uma mudança para ARM dentro de Macs. Agora seus processadores para PC lideram a indústria. O que vem por aí?

Author Photo
10:00 am - 22 de outubro de 2021
Apple-MacBook-Pro

Dez anos após o primeiro chip projetado pela Apple, o A4 System on a Chip, ter sido lançado no iPad e no iPhone 4, a Apple lançou seu M1 SoC para computadores pessoais. Lançado em novembro de 2020, o processador baseado em ARM usa a mesma arquitetura básica dos chips da série A e alimenta uma variedade de PCs da Apple, incluindo o MacBook Air, Mac mini, MacBook Pro e iMac. Agora, com o lançamento dos modelos 2021 do MacBook Pro da Apple, o muito elogiado chip M1 agora se junta ao M1 Pro e ao M1 Max.

Então, o que acontece quando você coloca um processador do iPhone dentro de um Mac? Você acaba com os notebooks de mercado de massa de melhor desempenho do mundo que, pelo menos no papel, superam qualquer coisa que você possa obter da em Intel ou AMD.

Mas os novos processadores definitivamente não são iguais aos chips do iPhone.

Não é um chip de iPhone

Olhe e você verá a diferença. Embora os processadores da série A e M da Apple sejam baseados na arquitetura de referência da ARM e construam sobre o que a empresa aprendeu sobre design de chips, as versões para Mac são diferentes. Eles não são um chip de telefone em um computador. Certamente é a mesma arquitetura básica, mas desenvolvida para ser ligeiramente diferente entre as diferentes plataformas.

O M1 Pro e o M1 Max pegam a fórmula vencedora do M1 e a melhoram. Esses chips veem a Apple apresentar uma arquitetura de memória unificada para Macs. Isso significa que a GPU, a CPU e tudo o mais compartilham o pool de memória, o que oferece benefícios de desempenho, já que os dados não precisam saltar entre a memória da GPU e da CPU.

De que outra forma eles são diferentes?

Obviamente, os chips do Mac são maiores do que os chips do iPhone. Mas eles são diferentes de outra maneira. Veja, enquanto os chips do iPhone são construídos para oferecer desempenho e vida útil da bateria, fazendo um compromisso entre a eficiência da CPU, eficiência da GPU e energia, os chips do Mac tomam uma direção ligeiramente diferente, fazendo concessões que se concentram mais no desempenho. (Isso não quer dizer que a energia não seja priorizada.)

É por isso que você ainda obterá um desempenho tão bom em um novo MacBook Pro quando ele estiver usando a energia da bateria, quanto ao conectá-lo à rede elétrica. Você não consegue isso nos sistemas de jogos de última geração com os quais a Apple compara seus novos chips MacBook Pro. Sim, algumas dessas máquinas aumentam o desempenho desses Macs, mas não muito. A AnandTech tem um dos melhores relatórios detalhando com profundidade esses processadores.

E quanto aos núcleos de eficiência?

Os observadores atentos terão notado que o M1 Pro e o M1 Max hospedam menos núcleos de eficiência da CPU do que você encontra no M1. Acho que isso reflete outra decisão de design por parte da empresa: para usuários profissionais, era mais importante dedicar os núcleos do sistema ao desempenho.

É por isso que esses Macs são máquinas de alto desempenho. Os núcleos de eficiência restantes continuam a fazer um monte de trabalho de utilidade de baixo nível, mas a Apple acredita claramente que os usuários profissionais querem fazer as coisas, e é por isso que eles se concentraram no desempenho.

Cada transistor é precioso, e a decisão de dedicar mais núcleos ao desempenho reflete esse pensamento. Esses designs também refletem as decisões que as equipes de desenvolvimento de silício da Apple tomaram anos atrás.

É um pensamento que provavelmente ilumina como a empresa planeja desenvolver processadores Mac nos próximos anos. A Apple planeja essas coisas. Não tomou a decisão de criar chips M1 na semana passada – é um plano que remonta a anos.

Por que vou procurar o Mac Pro na WWDC

Além dos modelos iMac maiores – Pro e Max – que agora são tão fáceis de visualizar, é o Mac Pro que se apresenta como a próxima oportunidade para a Apple nos mostrar o que o desenvolvimento de seu processador pode fazer. Mark Gurman da Bloomberg twittou que o Mac Pro será lançado em duas iterações equipadas com duas e quatro vezes o número de núcleos de CPU e GPU que o M1 Max. Isso significa até 40 núcleos de CPU e 128 núcleos de GPU de última geração, disse ele.

Seu comentário gerou uma onda de especulação. A matemática de sua afirmação sugere que os futuros Mac Pros da Apple terão processadores M1 Max duplos ou quádruplos. Embora não esteja claro qual desempenho veremos alcançado ao colocar quatro chips variantes do M1 incrementados dentro desses Macs, sabemos que a vida da bateria não será obstáculo para o desempenho, pois eles estão conectados à rede elétrica.

Também podemos especular os mercados aos quais essas coisas se destinam: sci-tech, os mais avançados projetos de fotografia e vídeo, desenvolvimento de machine learning, medicina, arquitetura, composição, data analytics, desenvolvimento de RA e design de experiência… Todos esses usos irão se beneficiar do incrível desempenho sugerido pelo chip, particularmente em multithreading, com uma arquitetura gráfica reforçada pela integração no nível do sistema operacional.

Este prometido salto no desempenho do Mac significa que as equipes da Apple também se concentrarão em entregar a integração de sistema de que os Mac Pros precisam para explorar totalmente esses chips. Por si só, isso também sugere que devemos antecipar APIs importantes para IA, AR, movimento, cena, detecção de objetos e assim por diante, todos agora provavelmente agendados para anúncio no WWDC 2022.

Embora eu realmente não espere que o Mac Pro apareça no evento de desenvolvedor (embora haja exaltação se isso acontecer), seremos capazes de entender mais sobre o que esses Macs irão entregar estudando quaisquer melhorias feitas no macOS então.

Chovendo no molhado

Diante disso, os MacBook Pros deste ano e os chips da série M1 que eles contêm devem ser vistos como evangelistas para o próximo grande salto. Como um usuário de Mac que tem prestado atenção a novos modelos desde a série Performa, eu não poderia estar mais animado, porque nos próximos 12 meses veremos o que pode ser realizado quando você vincula hardware e software totalmente integrados aos computadores equipados com, indiscutivelmente, os melhores processadores da indústria.

Eu imagino que os mercados criativos explodirão em novas possibilidades e (se as afirmações de óculos AR estiverem corretas) em novas oportunidades criativas. Isso antes mesmo de considerar os processadores da série M2, e o que acontece quando a Apple muda para chips 3nm.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.