O Hack Town da diversidade

A convergência de culturas e experiências, com suas múltiplas visões de mundo, é que representa o futuro da inovação

Author Photo
7:06 pm - 12 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

Não existe inovação sem diversidade, sem contradições e misturas. Isso é fato. Mas nem sempre temos representatividade nos ambientes de discussão. Por isso, foi uma grata surpresa encontrar no Hack Town 2024, um dos mais importantes eventos de inovação e tecnologia do País, tamanha pluralidade. O evento ocorreu pelo oitavo ano seguido na pequena Santa Rita do Sapucaí, uma cidade no interior de Minas Gerais que já é reconhecida pela sua relevância no cenário de inovação e tecnologia.

Nos quatro dias do encontro, a edição deste ano reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre profissionais de tecnologia, marketing, empreendedores, estudantes, artistas e entusiastas de diferentes áreas e partes do mundo. A presença de participantes de mais de 40 nacionalidades enriqueceu as discussões e trouxe à tona uma multiplicidade de perspectivas.

Pessoas de todas as idades e origens se misturaram e compartilharam conhecimento e curiosidade. A diversidade cultural, de pensamento e de temas foi, sem dúvida, a tônica do encontro.

Leia também: A IA está em todo lugar, até na sua xícara de café 

Em um espaço, tínhamos uma psiquiatra drag queen falando sobre a importância de acolher alguém que não consegue “sair do armário”. Já em outra arena, uma palestra sobre neurociência que alertava para o fato de que há alguns anos as pessoas conseguiam, em média, fixar a atenção por dois minutos e meio em um conteúdo e, agora, esse foco não ultrapassa os 47 segundos. Ou ainda a discussão sobre o que vem antes: os dados alimentam a criatividade ou é a criatividade que pode enriquecer o trabalho, com base em dados?

Foram mais de 2 mil assuntos, desde inteligência artificial até desafios de sustentabilidade, mas sempre com foco no desenvolvimento humano. Esses temas foram distribuídos em cerca de 500 atividades. E detalhe: 60% destas atividades foram lideradas por mulheres, o que reforçou ainda mais o compromisso do Hack Town com a inclusão e equidade de gênero.

Além da grande competência técnica em diversos assuntos, as mulheres trouxeram para as discussões uma visão mais inclusiva e empática das várias personas que representam na sociedade. Por isso, os organizadores escolheram que elas estivessem à frente de painéis sobre temas cruciais como diversidade, sustentabilidade e ética na tecnologia, demonstrando como suas contribuições são fundamentais para a construção de soluções mais justas e abrangentes.

A presença expressiva da comunidade LGBTQIA+, na abertura, promoveu o acolhimento e posicionou o evento como um espaço seguro para todas as identidades.

Esse ambiente inclusivo permitiu que cada participante contribuísse de forma significativa, seja nas discussões técnicas ou nas demais conversas sobre desafios da sociedade. Até mesmo nos pequenos detalhes o evento foi inclusivo. Nos crachás, apenas os nomes dos participantes, sem cargos ou empresas: uma clara valorização às pessoas, ao que elas são, e não às posições que ocupam – era o CPF à frente do CNPJ.

A valorização ao indivíduo também foi tema de debates, como o que discutiu o networking em tempos de tecnologia. Por mais que existam múltiplas ferramentas digitais que facilitam as interações, a construção de uma boa rede de relacionamento profissional passa por contatos e interações genuínas, que tragam benefícios para os dois lados. A pergunta que deve ser feita é: você se considera um bom contato para ser conectado por alguém?

As marcas e empresas presentes aproveitaram essa atmosfera para se posicionar como facilitadoras do diálogo e da criatividade. Além do Grupo Superlógica, mais de 200 empresas participaram ativamente, patrocinando atividades, apresentando novos produtos e serviços, e se engajando em discussões sobre o futuro dos negócios e da sociedade.

Na edição deste ano, o Hack Town 2024 nos deixou um valioso aprendizado: a convergência de culturas e experiências, com suas múltiplas visões de mundo, é que representa o futuro da inovação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Eliana Cassandre

Eliana Cassandre é head de Marketing de Produto do Grupo Superlógica. Com mais de 20 anos de experiência no segmento de Marketing Estratégico e Comunicação, Eliana tem o foco no desenvolvimento de negócios, produtos e pessoas. Entre suas principais conquistas estão a indicação como Top 3 melhores executivos de Marketing do Brasil pelo Prêmio Caboré; a lista dos 10 melhores profissionais de Marketing pela revista Meio & Mensagem; a lista dos Top 100 Líderes do Mercado Publicitário pela revista Exame; ser membro co-fundadora do movimento “Uma Sobe e Puxa a Outra”

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.