O futuro chegou: 8 exemplos de como o 5G redefinirá o mercado

Executivo da Qualcomm detalha como será possível usar o novo padrão de internet

Author Photo
1:52 pm - 08 de dezembro de 2017
5g 5g

Realidade estendida (AR, VR e mista), 5G e inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) estão reformulando negócios e mudando a forma como as pessoas vivem. É o que acredita Keith Kressin, vice-presidente sênior de product management da Qualcomm Technologies.

Durante o Snapdragon Summit, realizado em Maui, no Havaí (EUA), o executivo destacou que, em breve, metade da população terá um smartphone e são essas três tendências tecnológicas que pautarão novas experiências e estarão integradas à vida das pessoas, algo possibilitado diretamente em razão do novo padrão de conexão móvel, o 5G. Segundo ele, oito casos de sucesso, que já estão acontecendo, provam sua teoria. Acompanhe abaixo.

1. Da nuvem para o processamento local

De acordo com o executivo, dispositivos com pequenos processadores passarão a optar por realizar o processamento local de informações para minimizar a latência e reduzir o uso de dados. “Imagine uma pessoa em uma viagem de carro. Enviar as informações de localização para a nuvem é complicado. Por isso que a nuvem pessoal será cada vez mais importante”, opina.

2. Casas inteligentes

Sem dúvidas, as casas estão ficando mais inteligentes, mas os dispositivos em casa precisam ficar mais inteligentes, aponta o executivo. Como exemplo, ele citou que sempre grava o jogo de futebol no fim de semana, mas ao viajar para o evento no Havaí esqueceu de fazê-lo. “Assim, se minha casa sabe que gravo o jogo todos os fins de semana e neste não estarei em casa, ela pode gravar automaticamente”, disse. Segundo ele, não se trata de a inteligência artificial controlar nossas vidas, mas aprimorar sua qualidade.

3. Transformando a saúde

Pense em um mundo interativo, onde óculos de realidade virtual podem ver em tempo real seus sintomas e identificar problemas de saúde por meio da inteligência artificial ou da conexão em tempo real com um médico. “Isso poderá salvar vidas e mudar a saúde”, apontou.

4. Carros inteligentes

Muito além de carros autônomos, a inteligência artificial pode ajudar pessoas a se deslocarem em outros países. Digamos que você está em um carro no Japão e não fala o idioma. O veículo, além de se comunicar com outros para andar na velocidade adequada e identificar obstáculos à frente, pode traduzir placas na rua. “Dirigir em uma cidade será uma experiência melhor.”

5. Tecnologia em prol de treinamentos ou emergência

Imagine que você é um bombeiro ou um hóspede de um hotel. Nesses dois casos, óculos de realidade virtual podem mostrar saídas de emergência em incêndio e até mesmo contribuir para treinamentos relacionados. “Pode parecer fantasia, mas a maioria das tecnologias já está aqui”, alertou.

6. Teletransporte será possível em breve

Para Kressin, o teletransporte está chegando. Segundo ele, poderemos sentar com outras pessoas em uma mesa virtualmente e interagir com elas, como se todos estivessem em um mesmo local. “Isso vai acontecer na próxima década”, prevê.

7. Cidades inteligentes

O tema cidades inteligente tem sido citado já há alguns anos pela indústria. Agora, contudo, sua realidade está mais próxima. Com carros autônomos e prédios que conversam entre si, será possível reduzir o trânsito na cidade, salvar energia e tornar a gestão da cidade mais eficiente e segura.

8. Educação em países emergentes

Países emergentes sairão de um cenário de conectividade quase inexistente para um mundo wireless e conectado. “Pense em crianças sendo educadas e tendo a oportunidade de vivenciar outras culturas no mundo. Mercados emergentes vão crescer exponencialmente em função da tecnologia”, observou o executivo.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí (EUA), a convite da Qualcomm

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.