Nvidia cria plataforma de computação de IA para unir dispositivos médicos com servidores de borda

Clara Holoscan fornece infraestrutura computacional para processamento escalonável e definido por software de ponta a ponta

Author Photo
11:15 am - 12 de novembro de 2021

A Nvidia lançou uma nova plataforma de computação para o setor de saúde com tecnologia Nvidia AGX Orin. O Nvidia Clara Holoscan é uma plataforma ponta a ponta para unir dispositivos médicos com servidores de borda, permitindo que os desenvolvedores criem microsserviços de IA que executam aplicações de streaming de baixa latência em dispositivos enquanto passam tarefas mais complexas para os recursos do data center.

Praticamente todo dispositivo médico inteligente, como um scanner de TC, um endoscópico ou uma câmera na sala de UTI, tem um canal de processamento semelhante que começa no sensor, vai para o domínio de dados e, em seguida, é visualizado para a tomada de decisão humana. Cada dispositivo, no entanto, tem um nível diferente de computação necessário em cada estágio do fluxo de trabalho.

A Nvidia garante que a Clara Holoscan acelera cada uma dessas fases: alta velocidade, processamento de física, processamento de imagem, processamento de dados e renderização. Por exemplo, os dados do dispositivo e as previsões resultantes podem ser visualizados em 3D, em tempo real com o Clara Render Server – ou como uma renderização cinemática interativa no Nvidia Omniverse ou em realidade aumentada com CloudXR.

“A utilização da tecnologia na área da saúde vem trazendo diagnósticos cada vez mais precisos, além da integração das informações e redução de erros. Tudo isso resulta em um tratamento mais precoce, e o mais importante, na maioria dos casos, 100% correto para o paciente”, conclui Marcio Aguiar, diretor da Divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

A plataforma é uma arquitetura escalável, estendendo-se de dispositivos médicos a servidores de edge certificados pela Nvidia e sistemas Nvidia DGX no data center ou na nuvem, segundo a empresa. Ela permite que os desenvolvedores adicionem diversos recursos de computação e entrada/saída em seus dispositivos médicos conforme necessário, equilibrado com as demandas de latência, custo, espaço, energia e largura de banda.

A tecnologia foi desenvolvida para oferecer melhor suporte a aplicações de dispositivos médicos com IA e robótica, como cirurgia robótica, tomografia móveis e broncoscopia, ajudando os fabricantes de dispositivos a escalar desde o dispositivo até o data center.

Para acelerar o desenvolvimento de dispositivos médicos em tempo real com uma variedade de entradas de sensor, a plataforma Clara Holoscan oferece suporte a placas de I/O de membros do programa acelerador Nvidia Inception para startups de IA e ciência de dados, incluindo: AJA Video Systems, placas de captura de vídeo para aplicações de endoscopia e visualização cirúrgica; Kaya instruments, placas de captura de vídeo comumente usadas em microscopia e instrumentos de imagem científica; us4us, dispositivos front-end de pesquisa que permitem o desenvolvimento de soluções de ultrassom definidas por software.

A Verasonics, especializada em hardware de front-end de pesquisa de ultrassom, permitirá o suporte para Clara Holoscan para transmitir dados diretamente para GPUs Nvidia.

O SDK Clara Holoscan oferece suporte a esse trabalho com bibliotecas de aceleração, modelos de IA e aplicações de referência em ultrassom, patologia digital, endoscopia.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.