NRF 2022: por que os varejistas precisam se atentar ao mercado digital?

Inovações no setor incluem digitalização de produtos e meios de pagamentos cada vez mais sincronizados com o avanço tecnológico

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9:26 am - 16 de fevereiro de 2022

Um verdadeiro mergulho às tendências do varejo em um cenário de constantes transformações sociais, no ambiente de consumo e para empresas de todo o planeta, somado a um contexto bastante comentado e vivido por todos nós, o pós-pandemia. Assim, foi minha experiência na 110ª edição do maior evento varejista do mundo, o NRF 2022 – Retail’s Big Show, em Nova York. E qual o impacto das principais novidades nos meios de pagamentos para o mercado brasileiro?

O setor precisa ficar atento às tecnologias e demandas que envolvem tendências como blockchain, gameficação, livestreaming e, claro, metaverso. E todas essas inovações permeiam a digitalização de produtos e meios de pagamentos cada vez mais sincronizados com o avanço tecnológico. A reflexão sobre investimentos em digitalização faz ainda mais sentido quando pensamos de onde vem a demanda: do consumidor.

O Relatório Generation Pay, da Worldpay from FIS, recentemente divulgado, mostra que 82% dos brasileiros estão interessados em novas formas de pagamentos digitais, um indicativo da aderência do consumidor a inovações tecnológicas. Para as compras no futuro, eles sinalizaram que, entre suas preferências, estão ter um aplicativo ou assistente virtual conectado ao carro para fazer compras ou contratar serviços; a identificação por biometria e a entrega por drones; o checkout free, em que o cliente passa seu produto no leitor de caixa e faz o pagamento sozinho; e ainda o just walk out. Neste sistema, o consumidor abre uma conta no aplicativo da loja e, ao entrar na unidade física, escolhe o que quer da prateleira, coloca no carrinho e segue para casa, uma vez que os sensores fazem a identificação da compra de forma automática.

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Portanto, fato é que os hábitos de consumo estão em efervescente mudança. E os comerciantes, sobretudo no Brasil, precisam estar antenados para essa nova era. Quem ainda não percebeu os novos rumos do setor varejista terá de se conectar rapidamente. Outra questão que também influencia o setor é a fidelização. Se o comerciante não oferece boas condições de compra, o cliente vai para a concorrência. E é aqui que entram as novas formas de comprar online, como em redes sociais, onde fazer compras se tornou um entretenimento.

Uma forte tendência que vimos na NRF 2022 é a de as marcas incorporarem gamificação, comunidade, sociabilização e colaboração em sua experiência de compra. Um exemplo apresentado lá foi o de uma grande rede de supermercados francesa, que criou uma vitrine no Fortnite – um jogo eletrônico multijogador online – acessível apenas por código de convite, por meio do qual os jogadores completam tarefas na loja virtual para ganhar pontos de jogo.

No caso do blockchain, uma das aplicações mais inovadoras que vimos foi no setor de alimentos. Comumente ligado a criptomoedas, o blockchain pode ser usado para acrescentar transparência às cadeias de abastecimento. Como essa tecnologia dá um registro permanente das transações que não podem ser alteradas, os fornecedores conseguem rastrear os produtos desde sua origem, o que é extremamente útil no caso de recalls em que se necessitam respostas rápidas. Os clientes querem cada vez mais transparência e, por meio do blockchain, os produtores podem fornecer informações confiáveis e seguras sobre a cadeia de fornecimento.

O livestreaming shopping é outra tendência que tem se fortalecido nos últimos anos e já mostra ao que veio. Na China, essa indústria movimenta hoje US$ 363 bilhões. O diferencial deste mercado é que ele permite uma conexão pessoal com o consumidor, dando vida ao comércio eletrônico. A combinação de um anfitrião autêntico com o qual o público se identifica, a conversa do consumidor via chat e a capacidade de comprar instantaneamente têm se mostrado eficazes e passou a ser uma grande ferramenta de vendas online.

De modo geral, o que observamos durante a NRF 2022 e tem sido referendado por estudos de mercado é que os investimentos em inovação e tecnologia são mais que necessários. Reservar recursos para o digital não se resume a aumento de vendas. Trata-se de sobrevivência para o varejo, do grande ao pequeno empreendedor. Estar ligado em diferentes canais de atendimento e de interação com o seu público é vital para o negócio. Movimento este que se faz urgente para quem ainda não começou.

*Juliana Quinteiro é vice-presidente comercial da Worldpay from FIS

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