Novos comportamentos do consumidor exigem atualização do varejo

As lojas físicas continuam sendo responsáveis pela maior parte do total de vendas do varejo, mercado que deverá movimentar um valor global de US$ 6,4 trilhões em 2019. No entanto, esses estabelecimentos precisam mudar para acompanhar as novas tendências de comportamento do consumidor. A advertência é da ShopperTrak, provedora global de insights sobre o comportamento do consumidor no varejo, com base em um levantamento feito nos Estados Unidos, no qual 73% das pessoas entrevistadas disseram que costumam fazer pesquisas on-line antes de ir a uma loja comprar um produto.

No Brasil, um levantamento feito pela SPC Brasil, em parceria com a CNDL, mostra que 47% dos consumidores com acesso à internet fazem pesquisas on-line antes de comprar em loja física.

O estudo da ShopperTrak revela também que o fluxo de clientes nas lojas físicas norte-americanas caiu 5,8% entre 2010 e 2015, mas a taxa de conversão aumentou 3,8%, nesse mesmo período. No varejo brasileiro, a ShopperTrak observou tendência semelhante: o tráfego de pessoas nas lojas em dezembro de 2017 (época do Natal), por exemplo, caiu 4,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Apesar disso, a taxa de conversão apresentou um aumento de 5,4%, na comparação entre os mesmos períodos.

“Essa mudança exige que os varejistas repensem o gerenciamento de desempenho e de atendimento em suas lojas, utilizando indicadores mais adequados a esse novo perfil do mercado”, afirma Marcelo Quaiatti, diretor da ShopperTrak no Brasil. “A medição de fluxo de clientes nas lojas e indicadores como taxa de conversão e ticket médio podem ajudar os varejistas a entender melhor o caminho dos clientes até a compra, redesenhar o ambiente de suas lojas, de modo a otimizar espaços e posicionar os produtos de forma mais adequada, além de propiciar análises capazes de facilitar a tomada de decisões de negócio mais eficazes”, completa.

A ShopperTrak possui mais de 150 mil sensores espalhados por mais de 2 mil varejistas, em 90 países no mundo. São cerca de 40 bilhões de clientes monitorados anualmente. O conteúdo analítico gerado pela ShopperTrak permite ao varejista acompanhar tudo que acontece na loja – do tempo que os clientes permanecem em cada seção até quais são os seus setores preferidos. A partir dessas informações, o varejista pode fazer adaptações no marketing, no merchandising, na oferta de produtos e, ainda, otimizar a escala de pessoal.

A empresa possui cerca de 150 mil câmeras instaladas em mais de dois mil varejistas, distribuídos em cem países. Empresas como Apple, Estée Lauder, Gucci, Ralph Lauren e Pandora fazem parte da carteira de clientes da ShopperTrak.

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