NetSuite aposta em soluções customizadas para varejo e manufatura para crescer no Brasil

Durante o SuiteConnect São Paulo, NetSuite anunciou novas versões do SuiteSuccess para demandas específicas do varejo e manufatura

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9:00 am - 21 de março de 2024
Craig Sullivan, vice-presidente sênior global de Produtos da NetSuite, e Gustavo Moussalli, vice-presidente da NetSuite para a América Latina (Imagem: Rafael Romer/IT Forum)

Os segmentos do varejo e da manufatura estão no centro da estratégia da NetSuite para continuar crescendo no Brasil. Nesta quarta-feira (20), durante o evento SuiteConnect São Paulo 2024, a empresa anunciou duas novas edições da solução SuiteSuccess projetadas para atender empresas nacionais dessas áreas de negócio específicas.

A SuiteSuccess Manufacturing Edition e SuiteSuccess Retail Edition trazem um conjunto pré-configurado de soluções combinadas para auxiliar empresas em seus processos financeiros, KPIs, fluxos de trabalho e operações. As soluções operam em nuvem, são localizadas para o português brasileiro, permitem cálculos em moeda local e suportam processos e mecanismos fiscais específicos do Brasil. Ambas estarão disponíveis nos próximos seis meses no Brasil.

As novas edições são uma evolução da plataforma SuiteSuccess, criada em 2016 pela NetSuite com o objetivo de centralizar processos e demandas de clientes em uma única solução. “Quando você tem um sistema unificado, que é o conceito da suíte, é possível ter um centro único de informações – não importa de qual área ou departamento. Isso faz total diferença para as empresas”, pontuou Gustavo Moussalli, vice-presidente da NetSuite para a América Latina.

A primeira versão do SuiteSuccess foi lançada no final de 2022 no Brasil. O produto foi localizado para atender as especificidades do mercado nacional e foi celebrado pela companhia pelo seu potencial de apoiar pequenas e médias empresas (PMEs), que, segundo dados do IBGE de 2022, representam cerca de 27% do PIB nacional.

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A adaptação da solução para a realidade brasileira motivou até uma aquisição pela Oracle – gigante de tecnologia da qual a NetSuite é parte desde 2016. Em 2019, a companhia comprou a catarinense Oxygen Systems, spin-off na Sonda que se especializava no sistema de gestão em nuvem NetSuite. À época, a Oracle anunciou que a negociação ajudaria na localização do ERP para dar conta dos “complexos requerimentos tributários” do país.

“Como nosso mercado são empresas em crescimento, muitas não têm condições de manter duas soluções – um ERP e uma solução fiscal. Então, nosso desenvolvimento é focado em ter tudo dentro do NetSuite”, explicou Moussalli.

Hoje, a NetSuite mantém no Brasil uma unidade de desenvolvimento dedicada a acompanhar a evolução de requerimentos legais para empresas que operam no país, antecipando potenciais impactos para o ERP da companhia e para clientes. Exemplo disso é a recém-aprovada Reforma Tributária, que já está nos planos de desenvolvimento da solução.

“Na nossa visão, simplifica bastante o dia a dia das pessoas”, disse Moussalli sobre a nova legislação tributária brasileira. “O primeiro ano e meio, dois anos, deve trazer uma complexidade adicional, mas, depois, ela será reduzida”. Sobre o produto da NetSuite, completou: “hoje, da forma que estamos estruturados e com o escopo atual, [o suporte da reforma] é algo totalmente factível dentro da solução.”

Gestão de desempenho empresarial (EPM) e IA

A solução financeira NetSuite Enterprise Performance Management (EPM) também teve sua disponibilidade anunciada no Brasil. Com ela, clientes podem reunir, em um só lugar, processos de planejamento, orçamento, previsão, reconciliação de contas, fechamento financeiro e relatórios de toda a organização. A solução permite visibilidade em tempo real e promete melhorar a tomada de decisões e crescimento de empresas.

Parte importante da solução são suas capacidades de inteligência artificial (IA). O EPM integra sistemas de IA que monitoram continuamente o ambiente da empresa, buscando variações e anomalias potenciais através de sistemas de correlação que podem antecipar desafios não previstos.

A inovação em IA é parte fundamental da estratégia da NetSuite. Para continuar na jornada de evolução da IA, a empresa, que completou 25 anos no ano passado, aposta em sua expertise de nuvem e no apoio do ecossistema da Oracle. “Nós vemos o nosso papel como o de trazer um salto quântico em insight e produtividade”, disse Craig Sullivan, vice-presidente sênior global de Produtos da NetSuite, durante o SuiteConnect São Paulo.

Segundo o executivo, a NetSuite tem três fortalezas específicas para continuar avançando no espaço de IA. A primeira é o tamanho de sua operação: a NetSuit soma hoje 37 mil clientes ativos globalmente em suas plataformas – a empresa não abre número sobre o mercado local –, o que garante uma riqueza de informações para a companhia. “Nós temos a oportunidade de olhar de forma mais ampla e desenhar correlações interessantes baseadas no que está acontecendo com nossa base de clientes inteira”, disse o vice-presidente global de Produtos.

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A empresa também aposta na capacidade de correlação de suas soluções integradas, que têm acesso a uma ampla gama de dados dos negócios dos clientes individuais, para entregar insights com velocidade e precisão. E, por fim, o suporte da Oracle, com seu investimento em tecnologia e infraestrutura de nuvem, é visto como um diferencial

Questionado sobre a visão da companhia para o futuro da IA, Sullivan reforçou que a proposta é que suas soluções estejam sempre focadas em “aconselhar e assistir”, não em tomar decisões ou agir em nome dos clientes.

O executivo falou ainda sobre o atual cenário global de regulamentações envolvendo IA. Na última semana, a União Europeia aprovou a primeira legislação específica sobre o tema, que tem o potencial de motivar uma nova onda global de regulações sobre o tema – de forma similar ao que ocorreu com a General Data Protection Regulation (GDPR), que serviu de base para regulamentações como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“Nós estamos ouvindo muito, estamos nos informando e discutindo para garantir que não apenas a NetSuite, mas o restante da Oracle, esteja ciente e engajada com as regulações em evolução”, disse Sullivan. “Isso não é muito diferente das regras fiscais, que também evoluem com base no entendimento e maturidade do espaço”, finalizou.

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Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

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