Na era da IA: por que agora é o momento certo para renovar o parque de PCs corporativos?

Os novos modelos de computadores oferecem avanços notáveis em desempenho, segurança e eficiência energética, resultando em maior produtividade

Author Photo
10:00 am - 06 de setembro de 2024
Imagem: Shutterstock

A união de importantes fatores está criando uma oportunidade única para a renovação da infraestrutura tecnológica e a melhoria da eficiência operacional de empresas de todos os portes. Desde a descontinuação do suporte a sistemas operacionais antigos até os avanços em inteligência artificial (IA), as condições são favoráveis para que as empresas façam a transição para uma nova era na computação corporativa.

O mercado de computadores está projetado para retomar seu crescimento em 2024, impulsionado pela adoção de máquinas equipadas com IA. De fato, de acordo com dados da consultoria IDC, prevê-se que até 2027, 80% dos novos computadores corporativos terão processadores específicos para IA, capazes de executar grandes modelos de linguagem (LLMs, na sigla em inglês) localmente. Esse crescimento será impulsionado pela necessidade das empresas de manterem a competitividade e aproveitarem os novos recursos proporcionados pela IA.

Leia também: AMD quer estreitar laços no B2B no Brasil para expandir presença em data centers 

Um dos principais fatores para a atualização dos computadores é a descontinuação do suporte a sistemas operacionais antigos, como o previsto para o Windows 10. O suporte para esse sistema operacional será encerrado em outubro de 2025, o que significa que não haverá mais atualizações de segurança essenciais disponíveis.

Isso representa um risco considerável de vulnerabilidades e ataques cibernéticos para as empresas que continuarem a usar sistemas operacionais desatualizados. A experiência da indústria relembra que esses momentos costumam marcar uma virada significativa no mercado, com uma notável elevação na demanda por computadores corporativos, que historicamente são a melhor forma para tomar proveito de novos recursos do sistema.

A pandemia do coronavírus em 2020 gerou uma demanda sem precedentes por computadores empresariais, à medida que as empresas precisaram se adaptar rapidamente aos modelos de trabalho remoto e híbrido. Agora, os equipamentos adquiridos no início da pandemia estão se aproximando do fim do seu ciclo de vida de três anos, levando muitas organizações a considerar uma atualização de hardware. A maioria das empresas adota um ciclo de renovação de três anos para seus computadores, e os avanços tecnológicos recentes tornam este o momento ideal para renovar a frota de dispositivos dos parques tecnológicos corporativos.

Os novos modelos de computadores oferecem avanços notáveis em desempenho, segurança e eficiência energética, o que pode resultar em maior produtividade e redução dos custos operacionais.

A era da IA

A inteligência artificial está revolucionando os computadores. Embora ainda estejamos nos primeiros estágios dessa transformação, novos processadores já possibilitam o processamento local de aplicativos de IA, o que aprimora tanto a privacidade quanto a velocidade de resposta. Os computadores equipados com IA aumentam a produtividade, a segurança e a eficiência energética, ao mesmo tempo em que gerenciam tarefas de IA localmente, liberando a CPU e a GPU para outras funções e oferecendo uma experiência mais integrada.

Há uma colaboração ativa na indústria com desenvolvedores de software para ampliar a aplicabilidade das tecnologias de processamento neural, aumentando a disponibilidade de recursos e aplicativos para os usuários de forma exponencial. Atualmente, existem muitos modelos de IA otimizados para processamento local, suportando recursos avançados, como remoção de objetos, altíssima resolução de imagens e resumo de textos. Existe uma correlação direta entre o número de modelos otimizados e a gama de funcionalidades de IA direcionadas ao usuário que podem ser introduzidas no mercado.

Além disso, algumas soluções já integram IA em seus computadores, com ferramentas que aplicam inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário. Essas ferramentas podem, por exemplo, ajustar o desempenho do sistema de acordo com as necessidades individuais e otimizam o gerenciamento dos recursos de processamento, oferecendo uma abordagem mais eficiente e personalizada para o uso do usuário.

O término ao suporte de sistemas operacionais antigos, a obsolescência dos dispositivos adquiridos no início da pandemia e os notáveis avanços em inteligência artificial fazem deste o momento ideal para que CIOs e gerentes de TI iniciem a substituição e atualização de computadores em suas organizações. A adoção dos novos modelos de computadores proporciona melhorias significativas em desempenho, segurança e compatibilidade com futuras aplicações de IA.

Investir em tecnologia atualizada não só potencializa a produtividade e a eficiência operacional, mas também prepara as empresas para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades futuras. Atualizar sua frota de computadores é, portanto, uma decisão estratégica que oferece uma vantagem competitiva, e, principalmente, aprimora a segurança, o desempenho e a inovação.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Tags:
Author Photo
Arthur Diehl

Arthur Diehl, gerente de produtos corporativos da Dell Technologies no Brasil.

 

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.