Monetização de dados: expectativa vs. realidade 

O que mudou no cenário dos dados após a divulgação de uma pesquisa que mudaria os rumos dos investimentos no setor 

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8:16 am - 25 de maio de 2023
líderes de dados Imagem: Shutterstock

Nos últimos anos, o termo “monetização de dados” tem ganhado cada vez mais destaque no universo empresarial. A possibilidade de transformar informações em valor financeiro tem despertado o interesse de empresas de diversos setores.

Mas será que essa é uma realidade aplicável a todas as organizações ou apenas a um nicho muito específico? Além disso, a obtenção de resultados com a monetização de dados está necessariamente ligada a um novo negócio e geração direta de receita? Essas são algumas questões que serão abordadas neste artigo. 

Passados pouco mais de 5 anos da matéria publicada pela Revista Harvard Business Review “Qual é a sua estratégia de dados?” de Leandro Dallemule e Thomas H. Davenport, é possível perceber alguns avanços e desafios em relação à monetização de dados nas empresas.

De fato, muitas organizações têm investido em tecnologias e processos para coletar, armazenar e analisar informações de seus clientes e do mercado como um todo. No entanto, a transformação desses dados em valor financeiro ainda é uma realidade distante para muitas delas. 

A análise de mercado para a introdução do conceito de monetização

É fundamental que as empresas analisem seu modelo de negócio e seus dados para identificar oportunidades. Torna-se imprescindível também, avaliar se a monetização de dados está necessariamente ligada a um novo negócio e geração direta de receita, ou se há outras formas de utilizar os dados para gerar valor, como aprimorar a experiência do cliente ou otimizar processos internos. 

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Após isso, com base em estudos e relatórios recentes, é possível observar que as empresas que investiram em uma estratégia bem definida e utilizaram seus dados de forma estratégica obtiveram resultados significativos, como o aumento de receita, redução de custos e melhoria na experiência do cliente.

Entretanto, é importante lembrar que a monetização de dados não é uma solução única e definitiva para todas as companhias e que é necessário avaliar cuidadosamente a viabilidade e a relevância desse modelo para cada caso específico. 

Realidade aplicável a todas as empresas ou a um nicho muito específico?

A monetização de dados é uma realidade aplicável a todas as empresas que possuem uma grande quantidade de informações valiosas e uma estratégia bem definida para aproveitá-las. Porém, é preciso destacar que este não é um modelo de negócio viável para todas as companhias, especialmente aquelas que não possuem dados relevantes para serem comercializados ou que possuem restrições regulatórias que impedem a utilização dos dados de seus clientes. 

Além disso, a monetização pode ser mais relevante para alguns setores do que para outros. Empresas que atuam no setor financeiro, de telecomunicações, de saúde e de tecnologia, por exemplo, possuem uma grande quantidade de dados valiosos que podem ser utilizados para gerar receita e obter vantagem competitiva. Por outro lado, as que atuam em setores mais tradicionais ou com menor volume de dados podem não ter tantas oportunidades neste mercado. 

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Por isso, é primordial que as empresas analisem cuidadosamente seu modelo de negócio e seus dados para avaliar a viabilidade e a relevância desse tipo de investimento. É importante destacar que, mesmo para empresas que não possuem oportunidades de monetização direta de seus dados, há outras formas de utilizar essas informações para gerar valor, como aprimorar a experiência do cliente, otimizar processos internos ou desenvolver produtos e serviços mais adequados às necessidades dos consumidores. 

*Marcos Palmeiro é founder da DataStrategy

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