Mixi adota nuvem híbrida e serviços de data center para entregar entretenimento e mídia on-line

Author Photo
2:52 pm - 01 de abril de 2016
Com a estratégia cloud-first, o grupo japonês de entretenimento e mídia on-line Mixi utiliza a nuvem híbrida e serviços de data center para possibilitar inovação recorrente de seus conteúdos.
Para apoiar o crescimento sustentável da empresa, a Mixi utiliza uma série de provedores de nuvem, assim como recursos de seus próprios data centers. Novos serviços são desenvolvidos e encaminhados a partir da nuvem pública e, na medida em que sua adoção se torna massiva, migram para seus próprios sistemas internos, com grande capacidade e disponibilidade.
Enquanto isso possibilitava uma grande flexibilidade de recursos, do outro lado a empresa enfrentava o peso de lidar com questões de duplicação de endereços IP e com o complexo gerenciamento de acesso à lista de controle (access control list – ACL).
A companhia resolveu essas questões associando switches multiprotocolo MPLS a uma tecnologia virtual de roteamento e encaminhamento (VRF). As características dessa solução estabilizam a operação com um mínimo overhead de rede (overhead: sem qualquer excesso de gasto em tempo indireto de computação, memória, banda e outros recursos necessários para atingir determinado objetivo). 
Precisando de mais agilidade, a empresa optou por contratar os serviços da Juniper Networks para implantar o data center da companhia de serviços de redes sociais e fornecedora de jogos para smartphone. O local é equipado com os switches Ehernet QFX5100. A finalidade é apoiar a MPLS/VRF da empresa por meio dos roteadores de borda MX480 3D Universal e dos switches da Série EX Series. 
Essas plataformas se destinam a eliminar gargalos operacionais críticos. Dessa forma, a Mixi poderá operar de forma transparente e eficiente tanto seus próprios data centers como aqueles em nuvem de terceiros, melhorando o serviço prestado ao usuário e aumentando a produtividade dos desenvolvedores.
O serviço mais famoso da empresa é o jogo Monster Strike. Desde que foi lançado, em 2013, o game registra um aumento de receita e de tráfego com uma base composta por mais de 30 milhões de usuários em todo o mundo. A cultura da companhia é proativa na área de desenvolvimento de serviços e, recentemente, ela construiu o XFLAG™ STUDIO, cujo foco primordial é o desenvolvimento de jogos e conteúdo de vídeos para a sua divisão de entretenimento.
O gerenciamento ágil de rede com o uso do software Junos da Juniper foi decisivo na escolha da Mixi. O Junos simplificou as tarefas operacionais antes complexas, como a designação de novas rotas para as ACLs. 
Na opinião de Junpei Yoshino, engenheiro de redes sênior do XFLAG™ STUDIO, da Mixi, ao comparar sistemas de data center em nuvem de vários fornecedores, a conclusão foi que a configuração da solução de gerenciamento da Juniper Networks era mais simples e reduziria tanto a quantidade de homens-horas quanto riscos. 
“A maior vantagem da solução Juniper é que ela nos permite provisionar ambientes de entrega de serviços de nuvem sem a necessidade de uma configuração complexa de rede”, diz o executivo. Ele acrescenta que isso é um grande benefício em termos de facilidade de implantação e de economia de homens-horas, tanto da equipe responsável pela provisão dos serviços, quanto gerentes de TI.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.