Microsoft é a marca mais usada pelos cibercriminosos para ataques phishing, alerta CPR

Amazon, Google e Apple também estão entre as mais populares dos atacantes que buscam roubar credenciais de vítimas

Author Photo
9:09 am - 16 de janeiro de 2024
Microsoft, dados sensíveis Imagem: Shutterstock

A Microsoft foi a marca imitada com mais frequência pelos cibercriminosos em suas tentativas de roubar dados pessoais ou informações de credenciais de financeiras no último trimestre de 2023, alertou um novo relatório realizado pela Check Point Research (CPR).

De acordo com o Relatório de Brand Phishing, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, a Microsoft respondeu por 33% de todas as tentativas de phishing de marca. O setor de tecnologia destacou-se como o mais visado em geral, com a Amazon garantindo o segundo lugar com 9% e o Google em terceiro com 8%.

Os outros dois setores mais visados no Top 10 de Phishing de Marca foram as redes sociais e o setor bancário, seguido pelo varejo e serviços de entrega, coincidindo com um volume maior de compras de final de ano.

Leia mais: 9 tendências em cibersegurança que devem alertar empresas em 2024

A CPR destaca que a marca de entrega de encomendas DHL passou para o Top 10 das marcas mais visadas, possivelmente devido ao aumento da atividade de compras desde o mês de novembro, enquanto a classificação da Amazon pode ser atribuída em grande parte à venda anual de sua promoção Amazon Prime Day que foi agendada durante a segunda semana de outubro.

“Nós nos despedimos de 2023, porém uma ameaça continuou nos acompanhando neste novo ano: o perigo do phishing. Mesmo os cibercriminosos com habilidades limitadas em TI conseguem imitar com precisão marcas legítimas para enganar usuários e consumidores desavisados e realizar ataques de engenharia social,” afirma Omer Dembinsky, gerente do grupo de pesquisa de dados da Check Point Software.

Na visão de Dembinsky, com a ampla utilização da Inteligência Artificial (IA), podemos esperar um aumento no volume de campanhas de phishing neste ano ainda mais indistinguíveis das comunicações legítimas das empresas. “À medida que as grandes marcas de tecnologia, redes sociais e bancos continuam a ser imitados, os usuários finais precisam redobrar a atenção ao interagirem com e-mails que alegam ser de uma marca confiável”, alerta Dembinsky.

Confira o ranking das 10 marcas mais utilizadas pelos cibercriminosos para campanhas de phishing no terceiro trimestre de 2023:

1. Microsoft (33%)

2. Amazon (9%)

3. Google (8%)

4. Apple (4%)

5. Wells Fargo (3%)

6. LinkedIn (3%)

7. Home Depot (3%)

8. Facebook (3%)

9. Netflix (2%)

10. DHL (2%)

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.