Microsoft: Copilot for Security estará disponível globalmente em abril

Ferramenta agiliza análise de incidentes de segurança, liberando profissionais experientes e complementando habilidades na cibersegurança

Author Photo
3:15 pm - 15 de março de 2024
microsoft Fonte: Shutterstock

A Microsoft anunciou que planeja lançar, em abril, uma série de ferramentas de inteligência artificial (IA) para fortalecer sua segurança cibernética. Destaque para o Copilot for Security, projetado para ajudar profissionais a identificar e resumir incidentes suspeitos, revelando métodos utilizados por hackers, que estará disponível em todo o mundo a partir de 1º de abril.

“A primeira solução de IA generativa da indústria ajudará os profissionais de segurança e TI a pegar o que os outros deixam passar, a agir mais rapidamente e a fortalecer a expertise da equipe”, disse Vasu Jakkal, vice-presidente corporativo de segurança, conformidade, identidade e gestão da Microsoft, em postagem no blog da empresa. “O Copilot é informado por dados em larga escala e inteligência de ameaças, incluindo mais de 78 trilhões de sinais de segurança processados pela Microsoft todos os dias, e combinado com grandes modelos de linguagem para oferecer insights personalizados e orientar os próximos passos”.

O Copilot é uma ferramenta que funciona com todo o software de segurança da Microsoft, permitindo, ainda, a integração com softwares de empresas concorrentes. Ele oferece um painel assistente que produz resumos e responde a perguntas sobre incidentes de segurança. Por exemplo, quando um usuário identifica um incidente, o Copilot pode resumir os dados e criar um relatório, agilizando o processo de análise. Além disso, a ferramenta é projetada para explicar os objetivos dos hackers, ajudando os profissionais de segurança a entender melhor as ameaças.

Segundo a empresa , o software também melhora a eficiência dos trabalhadores de segurança, permitindo que os mais experientes se concentrem em tarefas complexas e ajudando os novos a se familiarizarem mais rapidamente com os procedimentos de segurança.

Testes e parceiros

Há aproximadamente um ano, a Microsoft lançou o Copilot e, desde então, tem submetido o software a testes com empresas corporativas. Entre os testadores estão grandes nomes como BP Plc e Dow Chemical. Chip Calhoun, vice-presidente de defesa cibernética da BP, disse que “ferramentas como esta realmente nos ajudam” a acompanhar a crescente velocidade das ameaças digitais.

“O Copilot expandiu um amplo ecossistema global de mais de 100 parceiros, incluindo provedores de serviços de segurança gerenciados e fornecedores de software independentes”, disse Jakkal. Além disso, a ferramenta é “multilíngue e pode processar instruções e responder em oito idiomas com uma interface multilíngue para 25 idiomas diferentes”.

De acordo com a Microsoft, os clientes serão cobrados com base no uso da ferramenta, seguindo o modelo já estabelecido pelos serviços de nuvem Azure da empresa. “Com este modelo flexível de preços baseado no consumo, você pode começar rapidamente e, em seguida, ajustar seu uso e custos de acordo com suas necessidades e orçamento”, afirmou Jakkal.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.