Metade dos que buscam emprego quer mudar de setor – tecnologia é um dos alvos

Pesquisa da Catho indica que 46% dos que buscam vagas na plataforma já estão empregados

Author Photo
1:30 pm - 01 de fevereiro de 2024
entrevista, emprego, acordo, negócio, Prove Identity Foto: Shutterstock

Uma pesquisa realizada pela Catho com candidatos cadastrados na plataforma de empregos revelou que quase metade (46%) estão empregados, ou seja, buscam se recolocar no mercado de trabalho – os demais 54% se dizem desempregados. Entre os ouvidos, 45% querem transitar para setores como tecnologia, indústria, finanças e construção civil, em busca de mais qualidade de vida, benefícios superiores e salários mais elevados.

O levantamento mostra que 38% utilizam sites de empregos para procurar vagas. A maioria dos respondentes do estudo é homem, tem mais de 36 anos, e cursou ensino superior ou pós-graduação. Apenas 12% consideram o mercado de trabalho aquecido – os demais o veem como retraído ou estável.

Carreira: recrutadores valorizam cada vez mais mad skills na análise de candidato

“Esse dado é bem revelador, pois mostra um grupo de profissionais altamente qualificados e em busca de melhorias das condições de trabalho”, diz Fabio Maeda, diretor da unidade de candidatos da Catho.

Para Fabio, esse panorama reflete a dificuldade de encontrar vagas que se alinhem às expectativas e qualificações dos candidatos. A pesquisa também revelou que uma grande parcela dos entrevistados (72%) apoia a jornada de trabalho reduzida de 4 dias, que atualmente está em tramitação no congresso.

Emprego com horário flexível

A pesquisa da Catho também mostra a importância do horário de trabalho flexível para os que buscam vagas. Para 91% dos entrevistados, é um grande diferencial. Soft skills, como comunicação, resiliência, trabalho em equipe, proatividade, criatividade e liderança, também são valorizadas.

A maioria dos ouvidos, ou 87%, prevê que vai haver um crescimento contínuo da transformação digital nas empresas. E 96% dizem preferir trabalhar em um ambiente que promova a saúde mental, mesmo que isso signifique salários menores.

“Esta pesquisa evidencia mudanças significativas no mercado de trabalho, sublinhando a importância da adaptação das empresas às novas realidades. As preferências dos profissionais estão mudando rapidamente, e agora, eles priorizam a flexibilidade, o bem-estar mental e o aprimoramento de habilidades”, diz Maeda.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.