Mercado nacional de impressão despenca quase 23% em 2015

Author Photo
5:02 pm - 29 de março de 2016
O Brasil apresentou retração de 22,8% nas vendas de equipamentos de impressão em 2015, segundo estudo da IDC Brasil. No ano, foram comercializados 2,5 milhões de máquinas, 800 mil unidades a menos do que em 2014, quando foram vendidas 3,3 milhões. Em receitas, as vendas de 2015 geraram US$ 676 milhões, declínio de 14,7% em relação a 2014.
Segundo a consultoria, a retração atingiu tanto a tecnologia jato de tinta – que vendeu 1,9 milhão de impressoras no último ano, baixa de 21,1% comparado a 2014 –, como a tecnologia laser, que comercializou 641,6 mil aparelhos em 2015, diminuição de 27,4%. 
Em termos de receitas, as vendas de equipamentos laser movimentaram US$ 449 milhões e as máquinas jato de tinta (ou inkjet) US$ 227 milhões, baixas de 12% e 19,6% respectivamente. 
 
Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil, conta que apesar da grande maioria das vendas ter sido atribuída aos equipamentos da tecnologia jato de tinta, as máquinas laser foram responsáveis pela movimentação de quase o dobro de receita, por conta da diversificação, do portfólio e da efetiva participação do mercado corporativo, que se manteve estável.
De acordo com ele, os dispositivos inkjet também têm penetração no mercado corporativo, principalmente em micro e pequenas empresas, mas seu foco é no segmento doméstico, que respondeu, em 2015, por 77% das impressoras comercializadas. 
Silva comenta que a queda reflete sobre a alta do dólar, a desconfiança do consumidor e da indústria e o cenário político econômico do país de forma geral, mas destaca que o mercado de impressão caminha para a maturidade e vive um momento diferente de outros dispositivos. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.