MCTIC, Finep e Fapesp destinam R$ 65 mi para desenvolvimento de tecnologias

Author Photo
3:56 pm - 20 de abril de 2017

A Finep e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) apoiarão 42 projetos de pesquisa com foco  no desenvolvimento industrial e comercial de tecnologias para cidades inteligentes, combate ao vírus zika e ao Aedes aegypti, acelerador Sirius e aplicações espaciais.

Os projetos foram selecionados em quatro editais do Programa PIPE-PAPPE, de apoio à pesquisa em empresas. No total, serão destinados R$ 65 milhões em recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), juntamente com as duas instituições.

Marcos Cintra, presidente da Finep, destaca que programas como esse estão na base de todo o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em qualquer país do mundo. “É exatamente o apoio às pequenas e médias empresas que compõe o dinamismo, a seiva criativa na área de ciência e tecnologia”, afirma.

Um dos projetos selecionados prevê o desenvolvimento de um nanorepelente natural de longa duração para prevenção do vírus zika, dengue e febre chikungunya. Outro trata da construção de um trem não tripulado para o monitoramento do túnel que abriga o feixe de elétrons no acelerador Sirius, em construção no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). A mesma tecnologia poderá ser usada, no futuro, para vistoriar túneis do metrô, galerias de mineração ou portos.

*Com informações do MCTIC

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.