MCTI nomeia físico Osvaldo Moraes para liderar clima e sustentabilidade
Pós-doutor em Física, Moraes atuou nos últimos oito anos como diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou a nomeação do físico Osvaldo Moraes para dirigir o Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos. Moraes vai reforçar a atuação da pasta dedicada a propostas e políticas públicas para assuntos de mudanças climáticas, eventos climáticos extremos e estruturação de um plano para aprimorar as ferramentas de prevenção e alerta de desastres.
Com a nomeação, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (19/04), Moraes fica automaticamente exonerado do cargo de diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o qual exerceu pelos últimos oito anos.
Veja: Após 48 anos, fundador da Sonda deixa conselho; Orlandini assume
Moraes é físico e doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu pós-doutorado foi concluído no Atmospheric Sciences Research Center da SUNY, nos Estados Unidos. Também atua como professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao longo da trajetória profissional exerceu os cargos de diretor de Política e Programas Temáticos do MCTI, coordenador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INPE e diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul.
Atualmente, Moraes também coordena o Comitê Permanente da Organização Meteorológica Mundial (OMM) para Redução de Riscos de Desastres e é membro do Comitê Assessor de Ciência e Tecnologia para as Américas e Caribe, do Escritório da ONU para Redução de Risco de Desastres.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!