Notícias

Marfrig economiza 9 mil horas de trabalhos com robôs de automação

A Marfrig, empresa de carne bovina e produtora de hambúrgueres, vem investindo na automatização para alavancar sua estratégia de transformação digital. Desde a implantação de robôs de automação em seu sistema, em 2020, a companhia já economizou mais de 9 mil horas de trabalho.

Esses robôs são capazes de executar atividades de maneira cerca de 70% mais rápido que humanos, pois tratam-se de processos repetitivos e que tendem a gerar erros. Em pedidos de transferência, por exemplo, um robô deveria economizar 630 horas de um funcionário da área. Atualmente, foram economizadas 1.500 horas, mais do que o planejado inicialmente no projeto.

O segundo maior benefício consiste na redução dos erros operacionais. “Pedidos digitados manualmente de maneira errada, por exemplo, fazem com que a mercadoria fique parada na unidade em vez de ser transferida. Os robôs garantem que esse processo seja feito de maneira correta”, explicou Joel Santiago, diretor de tecnologia da informação da Marfrig.

Leia mais: Aplicações de realidade estendida crescem à espera do 5G

Automação

Liderado pela área de evoluções tecnológicas da Marfrig, o projeto buscou a instalação desses robôs para automatizar tarefas manuais que exijam processos de repetição, como por exemplo copiar dados de forma digital no sistema interno.

Há dois meses, quatro novos robôs foram implantados para executar funções em áreas de negócios como TI, tesouraria, insumos, logística e financeiro. Ao todo, já são 20 em operação, permitindo que os colaboradores concentrem-se em atividades que exijam análises e garantem uma economia efetiva em horas de trabalho.

“A ideia é que o uso da ferramenta seja democrático e auxilie a empresa como um todo, 24 horas por dia. Os robôs de automação são como funcionários compartilhados entre as áreas. Nós adquirimos uma licença, eles recebem a agenda de atividades e depois executam”, detalhou Santiago. Atualmente, há dois robôs em operação para os países da América do Sul em que a Marfrig está presente, incluindo Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.

A implantação da ferramenta ocorreu gradualmente, segundo o CIO. Ele conta que foi necessário explicar como a tecnologia funciona, mostrando que é um software capaz de navegar por sites, acessar sistemas e fazer atividades repetitivas. “Quando as pessoas entenderam como o mecanismo funciona, as áreas começaram a demandar o uso dos robôs de automação”.

Antes da participação dos robôs de automação em um determinado setor da empresa, a área entende cada uma das necessidades e verifica se é uma solução que pode ser feita pelo robô e uma avaliação financeira. Em seguida, inicia-se processo de criação, testes, implantação e produção. Já o time de desenvolvimento fica responsável por acompanhar esses robôs e sua devida manutenção.

O CIO também reforça que o uso da tecnologia não torna o ser humano indispensável, muito pelo contrário. “Os robôs não conseguem avaliar a experiência do usuário e a sua satisfação, por exemplo. Com esta implantação, liberamos nossos funcionários para atividades mais estratégicas que trazem valor para o nosso negócio.”

Como próximo passo, a Marfrig planeja investir em mais dois robôs de automação até o final do ano. O intuito é criar novos horizontes facilitadores para o dia a dia de seus colaboradores.

Recent Posts

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

9 minutos ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

1 dia ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

2 dias ago