Marfrig economiza 9 mil horas de trabalhos com robôs de automação

Tecnologia implantada no sistema operacional da companhia automatiza tarefas de repetição e diminui erros humanos

Author Photo
1:00 pm - 14 de outubro de 2021
automação

A Marfrig, empresa de carne bovina e produtora de hambúrgueres, vem investindo na automatização para alavancar sua estratégia de transformação digital. Desde a implantação de robôs de automação em seu sistema, em 2020, a companhia já economizou mais de 9 mil horas de trabalho.

Esses robôs são capazes de executar atividades de maneira cerca de 70% mais rápido que humanos, pois tratam-se de processos repetitivos e que tendem a gerar erros. Em pedidos de transferência, por exemplo, um robô deveria economizar 630 horas de um funcionário da área. Atualmente, foram economizadas 1.500 horas, mais do que o planejado inicialmente no projeto.

O segundo maior benefício consiste na redução dos erros operacionais. “Pedidos digitados manualmente de maneira errada, por exemplo, fazem com que a mercadoria fique parada na unidade em vez de ser transferida. Os robôs garantem que esse processo seja feito de maneira correta”, explicou Joel Santiago, diretor de tecnologia da informação da Marfrig.

Leia mais: Aplicações de realidade estendida crescem à espera do 5G

Automação

Liderado pela área de evoluções tecnológicas da Marfrig, o projeto buscou a instalação desses robôs para automatizar tarefas manuais que exijam processos de repetição, como por exemplo copiar dados de forma digital no sistema interno.

Há dois meses, quatro novos robôs foram implantados para executar funções em áreas de negócios como TI, tesouraria, insumos, logística e financeiro. Ao todo, já são 20 em operação, permitindo que os colaboradores concentrem-se em atividades que exijam análises e garantem uma economia efetiva em horas de trabalho.

“A ideia é que o uso da ferramenta seja democrático e auxilie a empresa como um todo, 24 horas por dia. Os robôs de automação são como funcionários compartilhados entre as áreas. Nós adquirimos uma licença, eles recebem a agenda de atividades e depois executam”, detalhou Santiago. Atualmente, há dois robôs em operação para os países da América do Sul em que a Marfrig está presente, incluindo Brasil, Chile, Uruguai e Argentina.

A implantação da ferramenta ocorreu gradualmente, segundo o CIO. Ele conta que foi necessário explicar como a tecnologia funciona, mostrando que é um software capaz de navegar por sites, acessar sistemas e fazer atividades repetitivas. “Quando as pessoas entenderam como o mecanismo funciona, as áreas começaram a demandar o uso dos robôs de automação”.

Antes da participação dos robôs de automação em um determinado setor da empresa, a área entende cada uma das necessidades e verifica se é uma solução que pode ser feita pelo robô e uma avaliação financeira. Em seguida, inicia-se processo de criação, testes, implantação e produção. Já o time de desenvolvimento fica responsável por acompanhar esses robôs e sua devida manutenção.

O CIO também reforça que o uso da tecnologia não torna o ser humano indispensável, muito pelo contrário. “Os robôs não conseguem avaliar a experiência do usuário e a sua satisfação, por exemplo. Com esta implantação, liberamos nossos funcionários para atividades mais estratégicas que trazem valor para o nosso negócio.”

Como próximo passo, a Marfrig planeja investir em mais dois robôs de automação até o final do ano. O intuito é criar novos horizontes facilitadores para o dia a dia de seus colaboradores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.