Aplicações de realidade estendida crescem à espera do 5G

Segundo relatório da everis, há uma tendência de popularização da tecnologia. Número de dispositivos XR triplicou desde 2020

Author Photo
10:16 pm - 13 de outubro de 2021
realidade aumentada, realidade virtual Foto: Shutterstock

Tecnologias de realidade estendida, ou XR, (conceito que compreende realidade virtual, aumentada e mista) estão crescendo, tanto em número de dispositivos como de softwares disponíveis para aplicações, sejam voltadas aos consumidores ou empresas. Segundo um levantamento da everis, consultoria do grupo japonês NTT Data, o número de dispositivos disponíveis no mercado triplicou de 2020 para cá (de 21 para 61) e o de softwares de 36 para 51 (alta de 41%).

O estudo reúne dados de diversas fontes e mostra evolução de desenvolvedores e usuários. Apple, Facebook e Google estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de realidade estendida. Um exemplo foi o lançamento conjunto do Facebook e da Ray Ban de um óculos inteligente com design similar ao tradicional, mas que permite tirar fotos, gravar vídeos, ouvir música e fazer chamadas telefônicas.

Leia também: Programa de inovação do MPRJ quer usar startups para combater milícias

Os usuários também demonstram maior maturidade quanto ao uso da realidade estendida. Algumas áreas, como treinamento, educação, cuidados com saúde, turismo e games, são as mais entusiastas. Na educação, o percentual de usuários que disseram estar interessados nesse tipo de conteúdo aumentou de 38% para 48% entre 2019 e 2021, mostra o relatório.

“O estudo mostrou que o mercado de realidade estendida deixou de ser uma tecnologia do futuro para se consolidar como uma tecnologia do presente, utilizada por empresas de diversos setores e por milhões de pessoas”, diz Roberto Celestino, head de inovação da everis Brasil.

Para o executivo, ainda há muito espaço para crescimento da tecnologia, e o 5G deve potencializar seu uso. “Com a maturidade do 5G, podemos esperar grandes investimentos dos maiores players de tecnologia e a consolidação de um ecossistema de startups em torno da realidade estendida nos próximos anos”, diz.

O estudo pode ser acessado (mediante cadastro) nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.