Programa de inovação do MPRJ quer usar startups para combater milícias

Objetivo do Impacta é selecionar ideias e empresas para nove desafios relacionados à atuação da instituição

Author Photo
9:03 pm - 13 de outubro de 2021
MPRJ Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, no centro da cidade. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Impacta, programa de inovação aberta do Laboratório de Inovação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Inova_MPRJ), em pareceria com a Semente Negócios, está com chamadas abertas para startups com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para, entre outras coisas, combater milícias. A iniciativa visa melhorar a atuação do MPRJ por meio da inovação aberta.

Entre outros desafios que a incubação pretende resolver estão a identificação de transações patrimoniais irregulares e operações financeiras suspeitas. Também o controle externo da atividade policial, de modo a otimizar a comunicação e estimular a produção e o compartilhamento de dados com as polícias.

O programa é dividido em dois módulos. O primeiro, de incubação, é voltado para grupos com soluções para três desafios: aperfeiçoamento do combate às milícias, para a criação de métodos mais eficientes de identificação de transações patrimoniais suspeitas e para o aprimoramento do controle externo da atividade policial. Serão selecionadas 10 equipes que terão de desenvolver, ao decorrer do programa, produtos minimamente viáveis (PMV) relacionados a essas áreas.

Já o segundo módulo, de aceleração, é direcionado a startups interessadas em desenvolver soluções para outros seis desafios. São eles: a integração de dados para investigações, a identificação de questões jurídicas repetitivas em processos judiciais e procedimentos investigativos, a automatização de providências simples, a localização de pessoas com mandados de prisão em aberto, o acompanhamento da execução de recursos legalmente vinculados e o gerenciamento de projetos de forma mais colaborativa e padronizada. Neste módulo, serão escolhidos 12 negócios em fase de desenvolvimento ou comercialização em escala, que poderão ser acelerados.

Leia mais: Para 64% dos funcionários, trabalho remoto pode evitar pedido de demissão

Os participantes receberão treinamentos para o desenvolvimento de sistemas e negócios, mentoria por procuradores, promotores e servidores do MPRJ, e acesso seguro aos dados necessários para que as soluções sejam desenvolvidas. Ao final do Impacta, o MPRJ selecionará as soluções que serão implementadas pela Instituição.

“Os programas de inovação aberta possuem um diferencial promissor. Por meio deles, organizações podem investir na definição precisa dos problemas que pretendem resolver e criam condições para as empresas construírem as melhores propostas”, destacou Breno Gouvêa, Gerente do Inova_MPRJ. Segundo ele, esse diferencial pode ser ainda mais promissor quando aplicado aos desafios do setor público.

As inscrições para o Impacta estão abertas até 19 de outubro e podem ser realizadas pelo site. Os selecionados para a fase de incubação serão divulgados em 29 de outubro, enquanto os da fase de aceleração serão anunciados em 19 de novembro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.