Maioria das empresas favorece entrega de apps centrada no produto

Segundo Gartner, abordagem é realizada por 40% das empresas. Em 2022, número saltará para 80%

Author Photo
6:19 pm - 28 de fevereiro de 2019

Oitenta e cinco por cento das organizações adotaram ou planejam adotar um modelo de entrega de aplicativos centrado no produto, de acordo com pesquisa do Gartner. Embora a adoção total seja rara, no geral, os entrevistados usaram o modelo centrado no produto para 40% do seu trabalho em 2018. O Gartner prevê que esse número chegará a 80% até 2022.

“O aumento na rapidez e amplitude das organizações que adotam o modelo de aplicativo centrado no produto não surge aleatoriamente. Ele anda de mãos dadas com a adoção de metodologias de desenvolvimento Agile e DevOps”, disse Bill Swanton, vice-presidente de pesquisa do Gartner. “Além disso, um número crescente de aplicativos que as equipes de TI desenvolvem são usados por terceiros, como clientes ou parceiros, e exigem o aumento do foco no cliente que caracteriza o modelo centrado no produto.”

A pesquisa descobriu que mais da metade (54%) dos entrevistados espera adotar completamente o modelo de aplicação centrado no produto ao longo do tempo, enquanto aproximadamente um terço (32%) planeja a adoção parcial.

Gerenciar tudo como um produto dificilmente será justificado, já que algumas atividades de TI, como a implementação inicial de um grande pacote de software, podem ser mais bem gerenciadas como projetos.
Swanton acrescentou: “Os líderes de negócios geralmente estão insatisfeitos com a velocidade com que obtêm melhorias nos aplicativos e como eles funcionam. Como nenhuma organização de TI obtém recursos suficientes para fazer tudo que todos desejam quando querem, as abordagens centradas no produto permitem uma entrega mais rápida dos recursos necessários mais importantes. Eles também forçam o negócio a priorizar o trabalho e a redimensioná-lo conforme os requisitos são melhor compreendidos ou conforme o mercado muda”.

Velocidade para o mercado

Trinta e dois por cento dos entrevistados identificaram uma necessidade de entregar mais rapidamente como seu principal direcionador na adoção de uma abordagem de aplicativo centrado no produto. Eles disseram que a velocidade para o mercado era o principal transformação processo.

O negócio digital ficou em segundo lugar (31% dos entrevistados). Quando as organizações iniciam uma jornada de transformação digital, geralmente descobrem que os métodos tradicionais de projeto não são adequados para as incertezas de um modelo de negócios transformador. Eles descobrem a necessidade de adotar métodos ágeis e tratar os resultados como produtos, já que eles serão usados por clientes externos.

A mudança de uma abordagem centrada no projeto para uma abordagem centrada no produto não vem sem desafios, no entanto. Preocupações sobre o financiamento baseado em projetos e o choque cultural entre “o negócio” e a “TI” foram os principais desafios para 55% dos entrevistados.

Ascensão do gerente de produto

Quarenta e seis por cento dos entrevistados disseram que sua organização já havia indicado um gerente de produto, enquanto 15% planejam introduzir até o final de 2018. Dez por cento não têm planos para isso.

De acordo com a maioria dos entrevistados, os gerentes de produto relatam, ou vão relatar, para a organização de TI ou para o escritório de gerenciamento de projetos. Ao mesmo tempo, os entrevistados disseram que esperam que o papel do líder do aplicativo mude. Para 43% dos entrevistados, a função residirá na organização de TI, enquanto 32% migrará para as equipes de negócios, nas quais o líder do aplicativo liderará uma linha de produtos ou um grupo ou um único gerente de produto.

“À medida que as organizações ganham mais experiência com modelos de entrega centrados no produto, esperamos que a liderança técnica e de produto se separem do gerenciamento de linha administrativa. Isso terá um impacto nas perspectivas dos detentores da função de líder do aplicativo, que precisarão escolher entre gerenciamento de produtos, gerenciamento de equipes de engenharia e gerenciamento administrativo de pessoas”, disse Swanton.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.