Liga Ventures e Advisia criam joint venture especializada em M&As

Liga Advisia facilitará a aquisição de startups por parte de corporações e fundos

Author Photo
9:45 pm - 05 de maio de 2023
Alexandre Cracovsky e Raphael Augusto, líderes da Advisia Investimentos. Imagem: Divulgação

A Liga Ventures e a Advisia Investimentos anunciaram o lançamento de uma joint-venture para atender startups, empresas e interessados em explorar investimentos na América Latina. Batizada de Liga Advisia, a nova empresa combina a experiência das duas companhias fundadoras.

Desde 2015, a Liga Ventures tem trabalhado com startups e organizações no Brasil para explorar sinergias ou novas oportunidade de negócio. Já a Advisia vem nos últimos anos assessorando transações de M&A e realizando consultoria estratégica para empresas líderes no mercado.

“O espectro de interesse por transações focadas em startups se ampliou e se especializou, com o tema inovação se tornando estratégico. É importante que um player com know-how consiga assessorar estes movimentos de forma sólida, unindo estas duas frentes de negociação e conseguindo, de fato, implementar e capturar as sinergias esperadas”, afirma Alexandre Cracovsky, CFA, Vice-presidente de M&A da Advisia Investimentos à frente da parceria.

Segundo as empresas, o objetivo da joint-venture é destravar os processos e criar valor por meio de investimentos estratégicos entre startups e investidores, principalmente corporações. A empresa atuará em todas as etapas dessa jornada, no sell-side para startups assim como no buy-side para as corporações e fundos.

Leia mais: Embraer e Finep assinam acordo para desenvolver tecnologias aeronáuticas

A parceria irá apoiar clientes na construção de suas teses de investimentos e aquisições, desenho dos mapas de oportunidades, geração ativa de deal flow e assessoria na condução, negociação e fechamento de transações.

Já para as startups, a Liga Advisia apoiará em seus processos de captação de investimento, estruturação de financiamento e assessoria estratégica na condução do plano de exit.

Com o amadurecimento do ecossistema de startups, os investimentos estratégicos vindo de CVCs e os M&As se tornaram opções interessantes para os empreendedores. “Este movimento se concentra principalmente nas startups que estão em um momento em que avançam no amadurecimento dos seus times e dominam com profundidade suas tecnologias e soluções. O desafio estratégico é alavancar vendas e distribuição – o que estes parceiros estratégicos, como as empresas, podem fazer de maneira muito sinérgica”, avalia Raphael Augusto, sócio responsável pela parceria Liga Advisia pelo lado da Liga Ventures.

Segundo o executivo, a parceria já está desenvolvendo pontes estratégicas entre grandes corporações e startups nos ramos de IoT e 5G, insurtech, foodtech, HR Techs e Data Analytics.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.