Mais de 50% dos líderes desencorajam o uso da IA generativa por funcionários, diz BCG

Executivos estão preocupados com a rastreabilidade da tecnologia e incertezas em relação à segurança dos dados

Author Photo
11:15 am - 01 de dezembro de 2023
uso da IA generativa Imagem: Shutterstock

Apesar da crescente popularidade de ferramentas como o ChatGPT, um novo estudo do Boston Consulting Group (BCG) revelou que 52% dos líderes em todo o mundo ainda desencorajam o uso da IA generativa. De acordo com a consultoria, essas recomendações têm suas justificativas. Os executivos se preocupam com a rastreabilidade limitada da ferramenta, potenciais erros para a tomada de decisões, falta de competências e incertezas quanto à segurança de dados. A pesquisa do BCG foi realizada com mais de dois mil executivos de empresas globais, em mais de 20 setores de atuação.

Na análise do BCG, essa insegurança em relação à tecnologia corre em paralelo à falta de maturidade no tema. Em negócios mais iniciantes na adoção da inteligência artificial, a rejeição passa dos 50%. Empresas mais maduras digitalmente têm maior aderência à tecnologia, mas são minoria – 3% dos respondentes afirmaram que a IA generativa agrega valor ao negócio e já usam ferramentas com a tecnologia no dia a dia. “Toda inovação exige cautela antes de ser aplicada nos processos do negócio e, nesse caso, não é diferente. Apesar disso, é importante que as empresas compreendam suas dificuldades e tracem um plano de ação para, principalmente, manterem um nível competitivo”, afirma Santino Lacanna, sócio e líder da prática de pessoas e organizações do BCG.

Leia mais: Fórmula 1: IA entra em cena para monitorar infrações na pista

Mais de 80% dos entrevistados se mostraram preocupados com a rastreabilidade da tecnologia, e a inconstância nas respostas dadas pela ferramenta. Essas são questões que podem atrapalhar a tomada de decisões ou resultar em implicações jurídicas. A segurança de dados e o acesso não autorizado a informações são outros pontos de atenção para líderes que desencorajam o uso de GenIA. “Alguns entrevistados afirmaram ter receio de usar a ferramenta e colocar em risco as informações sobre seus clientes. A implementação de um sistema de criptografia e controles de acesso aos dados podem resolver essas questões, mas investir em treinamento e em uma cultura de conscientização em segurança digital é essencial”, afirma Santino.

Entre os principais desafios identificados pelo BCG, mais de 80% citaram a falta de um roteiro estratégico e de governança de IA generativa como principais barreiras, e mais de 70% disseram não ter acesso à talentos especializados na tecnologia.

Apesar do cenário geral um pouco negativo, a pesquisa revelou que a maioria dos líderes está otimista quanto ao potencial de retorno sob investimento da GenIA, e pareceram confiantes em relação à qualidade e disponibilidade de dados que possuem para sustentar e permitir o uso da tecnologia em seus negócios.

“É importante lembrar que não existe uma receita: cada empresa precisará compreender, de forma individual, como a IA generativa pode colaborar para uma operação mais eficiente e produtiva. A GenIA não é uma tendência de negócio passageira e, por isso, reforço que é essencial se preparar para adaptar estratégias e processos para o uso da tecnologia. Empresas pioneiras já veem esse valor, que será ainda maior no futuro”, finaliza Santino.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.