Metade dos líderes de dados investirá em alfabetização para IA até 2027
Segundo o Gartner, os investimentos decorrem da percepção de que as empresas ainda não aproveitam os benefícios da IA Generativa
Até 2027, mais da metade dos líderes de dados e analytics conseguirá investimentos para programas de alfabetização em dados e inteligência artificial (IA). Segundo o Gartner, que divulgou o estudo, isso se deve ao fracasso das empresas em perceber o valor esperado da IA Generativa (GenAI).
Os dados foram adiantados pelo Gartner e serão apresentadas pela consultoria durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2024, que será realizado entre 26 e 27 março em São Paulo.
“Poucas empresas estão atualmente implementando programas de alfabetização em IA. Embora as habilidades e capacidades dessa tecnologia estejam concentradas em papéis altamente técnicos, o status está mudando rapidamente à medida que os executivos do setor começam a perceber a importância de uma força de trabalho conhecedora de dados, analytics e IA”, diz em comunicado Melissa Davis, analista e vice-presidente do Gartner.
Leia também: Meta lança Code Llama 70B, modelo aberto de geração de código
Segundo ela, construir equipes assim exige alfabetização em dados e IA como competências essenciais. A melhoria da alfabetização em dados e IA é fundamental, diz o Gartner, para que as empresas alcancem o valor esperado com o uso de IA. Para a consultoria, soluções GenAI são menos confiáveis devido à complexidade e opacidade dos algoritmos e dos modelos atuais, bem como à falta de curadoria adequada das informações usadas para alimentar esses modelos.
Portanto, investir nas equipes para desenvolver habilidades em dados, analytics e IA é importante, diz a empresa. Sem isso, a IA não conseguirá entregar o valor esperado e poderá gerar eventuais pontos de falha.
“Transformar o potencial da IA em um real impacto comercial exige uma forte colaboração entre os stakeholders dos negócios e os especialistas em IA, o que requer um entendimento comum dos principais conceitos e das reais expectativas sobre o que a Inteligência Artificial pode e não pode fazer”, diz a executiva. “Para qualquer área de investimento em tecnologia GenAI ou implementação de casos de uso de IA, as empresas devem financiar o treinamento correspondente em alfabetização em dados e IA como uma capacidade fundamental de suas forças de trabalho.”
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!