Meta lança Code Llama 70B, modelo aberto de geração de código

Meta AI busca transformar desenvolvimento de software com modelo avançado de IA capaz de escrever código em várias linguagens

Author Photo
10:42 am - 01 de fevereiro de 2024
Meta, Code Llama, governo britânico Imagem: Shutterstock

A Meta AI anunciou nesta semana o lançamento do Code Llama 70B, modelo avançado de geração de código. A nova ferramenta promete agilizar o desenvolvimento de software e é capaz de escrever código em diversas linguagens de programação com maior precisão e eficiência.

Com variantes especializadas, como o CodeLlama-70B-Instruct e o CodeLlama-70B-Python, o modelo tem a capacidade de compreender instruções em linguagem natural e gerar código correspondente de forma ágil.

Baseado no Llama 2, o Code Llama 70B é um grande modelo de linguagem (LLM) avançado treinado em 500 bilhões de tokens de código e dados relacionados a código. Sua capacidade de processamento é aprimorada, permitindo lidar com códigos mais extensos e complexos. Ele desponta como um dos maiores modelos de IA de código aberto, representando um novo padrão no campo da geração de código.

Leia mais: Meta lança Code Llama, nova IA de programação

Além de disponível para uso gratuito, tanto para pesquisadores quanto para usuários comerciais, o Code Llama 70B tem potencial de oferecer novas possibilidades de aplicação, como tradução, sumarização e análise de código. O modelo também pode ser acessado através de diversas plataformas, incluindo Hugging Face e TensorFlow.

”Estamos abrindo o código-fonte de um Code Llama novo e aprimorado, incluindo um modelo maior de parâmetros de 70B. Escrever e editar código emergiu como um dos usos mais importantes dos modelos de IA atualmente. A capacidade de codificar também provou ser importante para que os modelos de IA processem informações em outros domínios de forma mais rigorosa e lógica. Estou orgulhoso do progresso aqui e ansioso para incluir esses avanços no Llama 3 e também em modelos futuros”, disse Mark Zuckerberg, CEO da Meta AI em um comunicado postado em sua conta no Facebook.

Precisão e adaptabilidade

O desempenho do Code Llama 70B no benchmark HumanEval atingiu 53%, superando o GPT-3.5 (48,1%) e se aproximando do desempenho de 67% do GPT-4, conforme relatado pela OpenAI. Uma das grandes novidades do Code Llama 70B é sua variante, o CodeLlama-70B-Instruct, projetada para compreender instruções em linguagem natural e traduzi-las em código.

Com uma impressionante pontuação de 67,8 no HumanEval, a variante supera outros modelos abertos e se equipara aos modelos fechados como GPT-4 e Gemini Pro. Além disso, essa versão pode executar várias tarefas, desde classificação até a implementação de algoritmos complexos.

O Code Llama 70B também apresenta o CodeLlama-70B-Python, otimizado para Python, com treinamento adicional em 100 bilhões de tokens de código Python. Isso o torna mais hábil em gerar código Python para tarefas como web scraping, análise de dados e machine learning.

*Com informações da Venture Beat

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.