Kyndryl e Microsoft lançam Centro de Excelência para apoiar transformação na América Latina
Em momento de "precaução" nos investimentos, Kyndryl e Microsoft acreditam que Centro ajudará clientes no planejamento das jornadas de transformação
A Kyndryl, provedora de serviços de infraestrutura de TI, e a Microsoft anunciaram nesta terça-feira a inauguração do primeiro Centro de Excelência (CoE) da América Latina de expertise conjunta em transformação digital. Focado em ajudar clientes da região em suas jornadas de digitalização, o centro terá equipes multidisciplinares distribuídas entre Brasil, Colômbia, México e Peru.
A iniciativa servirá como um hub central de informações, recursos e habilidades relacionadas às tecnologias da Microsoft para oferecer suporte a clientes corporativos em toda a América Latina. Os especialistas da Kyndryl, por sua vez, focados em soluções, consultoria e serviços gerenciados, trabalharão ao lado de arquitetos e equipe técnica da Microsoft para co-criar ativos replicáveis, conduzir provas de conceitos (PoCs) e adotar as melhores práticas de inovação em escala junto aos clientes.
Segundo Igor Reis dos Santos, CTO da Kyndryl, o CoE nasce como uma demanda de clientes da companhia e da Microsoft na região, que têm buscado formas de implementar suas jornadas de transformação digital de maneira mais estruturada. “Se as empresas não tiverem um planejamento sólido de como fazer sua transformação, vai haver muitas frustração”, comentou Igor Reis dos Santos, CTO da Kyndryl, em entrevista ao IT Forum. “Quem não fizer um planejamento sólido pode ter investimentos sendo jogado fora.”
Danni Mnitentag, vice-presidente de parceiros da Microsoft, ecoa a fala de Santos. Para o executivo, o CoE poderá auxiliar clientes neste momento de maior “precaução” nos investimentos. O executivo evita falar em “crise” no setor, mas reconhece que clientes têm trabalhado com um olhar mais atento aos custos e resultados em seus projetos de transformação digital.
“Não existe uma recessão no mercado. Existem desafios econômicos que afetam outros mercados, mas a indústria de tecnologia continua com uma demanda gigante. Obviamente [os clientes estão] olhando mais os números, sendo mais conservadores”, avaliou em conversa com o IT Forum. “O CoE é perfeito para esse momento: Microsoft e Kyndryl podem chegar no clientes e falar ‘vamos respirar fundo e fazer um plano correto’” completou.
O CoE deverá desenvolver projetos que atendam as necessidades de negócios que incluem atualização de aplicativos e dados em mainframe, integração em modelos híbridos de TI e migração para um ambiente em nuvem, com foco em segurança de dados. Alguns dos serviços planejados incluem Segurança e Resiliência, Proteção de Dados, SAP, Modernização do Legado e Azure VMware Solution (AVS), entre outros.
Para dos Santos, o CoE tem também a ambição de criar projetos reprodutíveis, combinando o conhecimento de clientes ao da Microsoft e Kyndryl para gerar cases que possam ajudar outras empresas no futuro. “Um planejamento sólido faz com que a gente evite riscos e trace um plano exitoso”, acrescentou. “O CoE também quer replicar soluções que foram implementadas e que trazem uma segurança para o próximo, acumulando aprendizado nesses ambientes.”
A América Latina é a primeira região do globo a receber a estrutura do Centro de Excelência (CoE) em transformação digital das duas empresas. A iniciativa, no entanto, é global, e outras ações similares devem ser desenvolvidas pelas empresas. “Nós estamos sendo os primeiros, então o mundo está olhando – não só internamente, na Microsoft e na Kyndryl, mas outros clientes estão atentos”, disse o CTO da Kyndryl.
Segundo os executivos, o CoE já soma “algumas dezenas” de clientes na América Latina, de incluindo de setores como agronegócio, telecomunicações e do segmento bancário. A Caramuru Alimentos, empresa do setor de agronegócios no Brasil, é o primeiro case público da iniciativa. A companhia trabalhou junto ao CoE da Microsoft para desenhar sua estratégia de jornada para a nuvem, necessária para modernizar seu ambiente de TI para continuar atendendo às demandas do seu negócio.
“Trabalhamos com a Kyndryl e a Microsoft para realizar as validações técnicas e provas de conceito necessárias para planejar a migração de nossos aplicativos de missão crítica para Microsoft Cloud. O resultado é um roteiro claro com todas as etapas de modernização que ajudarão a Caramuru a acelerar os negócios com segurança e resiliência, amparados pela melhor tecnologia e serviços de implementação”, afirmou Renato Pereira de Souza, CIO da Caramuru.