Notícias

IoT industrial é chave para sustentabilidade, porém é ainda pouco aplicada

Há uma grande lacuna entre o que se espera que a digitalização possa fazer pela sustentabilidade e, de fato, implementações de tecnologias que possam trabalhar para se colher tais resultados.

Segundo o estudo “Billions of better decisions: o novo imperativo da transformação industrial”, encomendado pela ABB, apesar de 94% dos líderes globais entrevistados concordaram que a IoT Industrial “possibilita melhores decisões, melhorando a sustentabilidade como um todo”, apenas 35% das empresas pesquisadas implementaram soluções de IoT industrial em escala.

O estudo indicou que a “competitividade do futuro” de uma organização é o maior fator – citado por 46% dos entrevistados – no aumento do foco da indústria na sustentabilidade.

Leia mais: 95% das organizações tiveram APIs atacadas no último ano

“As metas de sustentabilidade são cada vez mais determinantes para o valor comercial, mas também para a reputação das empresas. As soluções de IoT industrial estão desempenhando um papel cada vez mais importante para ajudar as empresas a realizarem operações seguras, inteligentes e sustentáveis”, disse Peter Terwiesch, presidente da área de negócios de Process Automation da ABB. “Desbloquear e interpretar informações por trás dos dados operacionais é fator-chave para permitir que, literalmente, bilhões de melhores decisões sejam tomadas em todo o setor e agir de acordo com essas decisões, gerando ganhos significativos em produtividade, consumo de energia reduzido e menor impacto ambiental.”

A adoção de soluções digitais para permitir melhores decisões e atingir metas de sustentabilidade precisa acelerar em setores como manufatura, energia, edifícios e transporte, alertou a pesquisa.

A pandemia também foi um fator para as indústrias reavaliarem suas prioridades, com 71% dos entrevistados relatando maior prioridade dada aos objetivos de sustentabilidade como resultado da pandemia. A maioria (72%) disse que está “um pouco” ou “significativamente” aumentando os gastos em IoT industrial devido à sustentabilidade.

Já a percepção de potencial vulnerabilidade de segurança cibernética é a principal barreira para melhorar a sustentabilidade por meio da IoT industrial.

“A Agência Internacional de Energia estima que a indústria seja responsável por mais de 40% das emissões globais de gases de efeito estufa hoje”, disse Terwiesch. “Se quisermos alcançar objetivos climáticos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo de Paris, a indústria precisa implementar soluções digitais como parte de suas estratégias de sustentabilidade. Adotar essas tecnologias em todos os níveis – da sala da diretoria ao chão de fábrica – é fundamental, pois cada membro da força de trabalho industrial pode se tornar um melhor tomador de decisões quando se trata de sustentabilidade”, concluiu.

Recent Posts

Mães empreendedoras: 04 histórias de mulheres que equilibram negócios e maternidade

No mundo do empreendedorismo, onde cada passo é uma jornada de descobertas e superações, as…

1 hora ago

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

2 dias ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

2 dias ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

2 dias ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

2 dias ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago