IoT industrial é chave para sustentabilidade, porém é ainda pouco aplicada

Segundo estudo da ABB, apesar de líderes reconhecerem importância de tecnologias para metas de sustentabilidade, poucos possuem soluções em escala

Author Photo
2:33 pm - 28 de março de 2022

Há uma grande lacuna entre o que se espera que a digitalização possa fazer pela sustentabilidade e, de fato, implementações de tecnologias que possam trabalhar para se colher tais resultados.

Segundo o estudo “Billions of better decisions: o novo imperativo da transformação industrial”, encomendado pela ABB, apesar de 94% dos líderes globais entrevistados concordaram que a IoT Industrial “possibilita melhores decisões, melhorando a sustentabilidade como um todo”, apenas 35% das empresas pesquisadas implementaram soluções de IoT industrial em escala.

O estudo indicou que a “competitividade do futuro” de uma organização é o maior fator – citado por 46% dos entrevistados – no aumento do foco da indústria na sustentabilidade.

Leia mais: 95% das organizações tiveram APIs atacadas no último ano

“As metas de sustentabilidade são cada vez mais determinantes para o valor comercial, mas também para a reputação das empresas. As soluções de IoT industrial estão desempenhando um papel cada vez mais importante para ajudar as empresas a realizarem operações seguras, inteligentes e sustentáveis”, disse Peter Terwiesch, presidente da área de negócios de Process Automation da ABB. “Desbloquear e interpretar informações por trás dos dados operacionais é fator-chave para permitir que, literalmente, bilhões de melhores decisões sejam tomadas em todo o setor e agir de acordo com essas decisões, gerando ganhos significativos em produtividade, consumo de energia reduzido e menor impacto ambiental.”

A adoção de soluções digitais para permitir melhores decisões e atingir metas de sustentabilidade precisa acelerar em setores como manufatura, energia, edifícios e transporte, alertou a pesquisa.

A pandemia também foi um fator para as indústrias reavaliarem suas prioridades, com 71% dos entrevistados relatando maior prioridade dada aos objetivos de sustentabilidade como resultado da pandemia. A maioria (72%) disse que está “um pouco” ou “significativamente” aumentando os gastos em IoT industrial devido à sustentabilidade.

Já a percepção de potencial vulnerabilidade de segurança cibernética é a principal barreira para melhorar a sustentabilidade por meio da IoT industrial.

“A Agência Internacional de Energia estima que a indústria seja responsável por mais de 40% das emissões globais de gases de efeito estufa hoje”, disse Terwiesch. “Se quisermos alcançar objetivos climáticos como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e o Acordo de Paris, a indústria precisa implementar soluções digitais como parte de suas estratégias de sustentabilidade. Adotar essas tecnologias em todos os níveis – da sala da diretoria ao chão de fábrica – é fundamental, pois cada membro da força de trabalho industrial pode se tornar um melhor tomador de decisões quando se trata de sustentabilidade”, concluiu.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.