Notícias

EY impulsiona participação de mulheres em trainee com ‘Women in Tech’

“É possível, sim, diminuir a lacuna de gênero em tecnologia”. A frase utópica para algumas empresas está se tornando realidade na consultoria EY com a gestão de Roberta Ezar, sócia da companhia, incentivadora da participação feminina no mercado de tecnologia.

A sua escolha para liderar a iniciativa se deve à qualidade de escutar as pessoas e também por atributos importantes como transparência, colaboração, foco na solução e diversidade. “Enxergo o líder de tecnologia como um grande orquestrador de visões de futuro com a infraestrutura atual”, explica Roberta, vencedora do prêmio Executivo de TI do Ano 2022 com o projeto EY Women in Tech (WIT) na região Latam South, que conta com a participação de 200 colaboradores voluntários.

Ela enfatiza a necessidade de aprendizagem contínua e a capacidade de adaptação como pilares importantes em sua trajetória. “Essa conquista é um reconhecimento importante para a minha carreira por vir de algo que valorizo muito, a diversidade em empresas e sociedade”. E ela completa: “Conhecer pessoas é o que me faz evoluir pessoal e profissionalmente. A tecnologia é transformadora e não canso de aprender, mas minha ambição é deixar um legado para a sociedade”.

Veja mais: Confira os vencedores do Executivo de TI do Ano de 2022!

E a executiva está conseguindo. Vencedora na categoria Diversidade, Roberta aceitou em 2020 a tarefa de aumentar o percentual de mulheres na liderança da companhia, com o propósito de fazer com que elas entrem, permaneçam e prosperem na TI. O resultado em um ano, completado em junho de 2021, é animador: aumento em 20 pontos percentuais na entrada de trainees do sexo feminino, saltando de 26% para 46% do total. Uma base para construir um cenário equilibrado em promoções futuras.

Esse trabalho começou com o mapeamento, feito pela área de Talent da EY, para avaliar os motivos da baixa adesão ao programa e do número de formandas em tecnologia. O passo seguinte foi rever os critérios para seleção, tornando-os mais flexíveis. “Demonstramos e conscientizamos a liderança da importância e do impacto da equidade de gêneros e, a partir disso, foram criados diferentes planos de ação para mitigar eventuais gaps técnicos das mulheres entrantes”, relembra.

Assim, o programa conta agora com trilhas de formação básica em tecnologias mais demandadas pelos times, para que todos tenham a mesma base. Outra estratégia: convidar mulheres de outras formações com o mote: “Se você é mulher e gosta de tecnologia, vem para a EY, que formaremos você aqui”.

O resultado? Hoje, as mulheres têm relevante aproveitamento e ainda encorajam seus pares a evoluir, já que entram com “sede” no programa. A boa notícia é que mais da metade se torna uma profissional de alta performance em menos de dois anos. “Ultrapassamos as barreiras de um mercado masculino e provamos que é possível diminuir esse gap e atrair talentos. Vamos continuar a dar mais voz às mulheres líderes de tecnologia para que sirvam de inspiração”, conclui Roberta, mais um exemplo da força feminina na tecnologia.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

8 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

10 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

12 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

13 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

13 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

14 horas ago