IBM promete computação quântica prática até 2025

Durante conferência Think, empresa apresentou planos para sistema com mais de 4.000 qubits

Author Photo
9:25 am - 11 de maio de 2022
IBM logo

Durante sua conferência anual Think, em Boston (EUA), a IBM anunciou planos para alcançar a computação quântica prática e fornecer um sistema de mais de 4.000 qubits até 2025. Na frente de hardware, três novas arquiteturas escaláveis ​​devem permitir uma nova classe de processadores quânticos modulares e em rede.

A combinação dessas técnicas, juntamente com as inovações de software, será usada para atingir o processador de mais de 4.000 qubits a ser construído com vários clusters de processadores escalonados modularmente.

A companhia também disse que avançará em seus objetivos de criar uma experiência de desenvolvimento sem atritos com o Qiskit Runtime e fluxos de trabalho criados diretamente na nuvem, permitindo uma abordagem sem servidor para o software quântico principal da IBM.

Leia também: Computação quântica: olhar para tecnologia não é futurismo

A IBM anunciou em 2020 um roteiro para desenvolvimento quântico, cumprindo até então suas metas propostas. Entre elas o ‘Eagle’, um processador de 127 qubits cujos circuitos quânticos não podem ser simulados de forma confiável exatamente em um computador clássico, e um aumento de velocidade de 120 vezes nos tempos de execução quânticos entregue por meio do software Qiskit Runtime, em comparação com um experimento anterior em 2017.

Ainda este ano, a IBM espera revelar o seu processador de 433 qubits, o IBM Osprey, e em 2023, a IBM Condor, o primeiro processador quântico universal do mundo com mais de 1.000 qubits.

“A tecnologia é agora a fonte de vantagem competitiva com a transformação digital liderando o caminho. Nossos clientes e parceiros confiam na IBM para fornecer a inovação por trás da nuvem híbrida, IA e soluções de consultoria que estão ajudando a garantir seu sucesso”, disse Arvind Krishna, Chairman e CEO da IBM.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.