IBM migra Watson Health para nuvem híbrida

Sistema permite que interessados escolham quais dados querem compartilhar. Estratégia vai ao encontro da compra da Red Hat

Author Photo
5:29 pm - 01 de novembro de 2018
saude.jpg

Após anunciar planos para adquirir a Red Hat, a IBM agora planeja transferir seus serviços cognitivos Watson Health para um modelo de nuvem híbrida. O supercomputador da IBM tem sido usado para identificar fontes de dados médicos, gerar hipóteses, recomendar tratamentos aos pacientes ou compará-los a testes clínicos.

“Ficou claro para nós que a resposta certa para a saúde, como tantas outras indústrias, é uma nuvem híbrida porque algumas instituições querem seus dados na premissa e ainda assim querem poder conectar-se a outros conjuntos de dados, nuvens públicas e usar a AI de grande porte do lado público”, explica John Kelly, que assumiu a divisão de saúde da IBM Watson na semana passada.

Segundo ele, há duas coisas distintas. “Temos muitos dos dados que adquirimos em servidores, armazenamento e data centers. Além disso, temos uma nuvem pública separada na qual muitos de nossos clientes colocam seus dados, fazem análises. Até agora, duas coisas não se falaram.”

A aquisição da Red Hat se tornará parte integrante da estratégia de nuvem híbrida da IBM,  já que muitas das nuvens privadas de seus clientes são executadas no Red Hat Linux, assim como nuvens públicas, como a oferecida pela IBM. A Red Hat traz consigo o software para conectar os dois e permitir que os dados sejam passados ​​de um lado para o outro.

“Ficamos convencidos de que esse modelo híbrido, onde você pode mover dados sem interrupções e mover analíticos e AI perfeitamente para frente e para trás, é a resposta certa. E nossos clientes estão concordando”, disse Kelly.

Oferecer uma nuvem híbrida para os clientes de serviços de saúde e seguros da Watson Health também reduzirá a necessidade de serviços no local da IBM, já que o mecanismo de inteligência artificial da Watson será exposto por meio de diferentes interfaces de usuário.

A IBM fornecerá os serviços para acessar sites de usuários e mover seus dados para uma nuvem privada, conectá-los à nuvem pública e, em seguida, mover esses dados para uma nuvem compatível com HIPAA para uso na área da saúde.

Cynthia Burghard, diretora de pesquisa do IDC Health Insights, disse que “em teoria” quanto mais flexibilidade as organizações têm para onde alojam suas cargas de trabalho, melhor é. “O que é confuso para mim é que, até onde eu sei, os aplicativos analíticos que a IBM tem para pagadores e provedores de serviços de saúde estão no local e não foram reprojetados para a nuvem, então eu realmente não sei para o que a IBM está se movendo uma infraestrutura de nuvem”.

Um porta-voz da IBM disse que o serviço Watson Health da IBM tem 11 mil medidas clínicas que fazem parte do pacote de análise. Alguns são on-premises e outros estão na nuvem da IBM, dependendo da preferência do cliente e do segmento de mercado (pagadores, agências governamentais, sistemas hospitalares, por exemplo).

Estratégia de aquisições

Após o lançamento do Watson Health em 2015, a IBM adquiriu a empresa de análise de dados de assistência médica, a Explorys, e a Phytel, empresa de comunicações de pacientes. Em 2016, adquiriu a Truvan Health Analytics. Ao concluir todas as três aquisições, a IBM se gabou de ter o Watson Health Cloud abrigado “uma das maiores e mais diversas coleções de dados relacionados à saúde do mundo”, representando aproximadamente 300 milhões de conjuntos de dados de pacientes adquiridos das três empresas.

A maior dessas aquisições foi Truvan. “Eles são muito grandes no espaço do pagador”, comenta Kelly. “Nós processamos as reivindicações do pagador e temos seus registros. Então, podemos ver quanto custa para um determinado procedimento em um estado ou em um hospital – que é um conjunto de dados muito rico e aplicar IA para reduzir drasticamente o custo.”

Quando os dados do pagador forem transferidos para a nuvem híbrida, os registros médicos eletrônicos (EMRs) adquiridos por meio da aquisição da Explorys seguirão.

Quando a IBM anunciou seus planos da Red Hat, as duas empresas anunciaram sua posição como o novo fornecedor líder mundial de nuvem híbrida. “A aquisição da Red Hat é uma mudança de jogo. Ela muda tudo sobre o mercado de nuvem”, disse Ginni Rometty, presidente e CEO da IBM, em comunicado. “A IBM se tornará a fornecedora número 1 de nuvem híbrida do mundo, oferecendo às empresas a única solução de nuvem aberta que irá liberar o valor total da nuvem para seus negócios.”

Laura Craft, vice-presidente de estratégia de saúde do Gartner, disse que a mudança da IBM para uma estratégia de nuvem híbrida é uma medida inteligente.

“Adoro a escolha entre quais dados permanecem locais ou não. No geral, a nuvem é inteligente, recomendamos e vemos muitos fornecedores de análises transferindo seus recursos para a nuvem pela agilidade que fornece. E eu acho que o modelo híbrido será bem recebido, particularmente pelos sistemas de saúde que têm sido relutantes em colocar tudo na nuvem”, frisa Laura.

A nova nuvem híbrida permitirá que o setor de saúde obtenha acesso instantâneo aos dados do pagador e do EMR em sua nuvem pública e aplique a inteligência artificial do Watson para realizar o processamento de linguagem natural de anotações médicas ou registros médicos.

Hospitais e companhias de seguro usam os dados do paciente para determinar os tipos de planos de benefícios que devem oferecer, quais serão esses custos, se há preferências por provedores de cuidados de saúde regionais e quais procedimentos de tratamento podem ser eficazes por menos dinheiro.

“E podemos fornecer segurança sólida na nuvem da IBM”, disse Kelly. “Alguns desses dados agora estão em servidores, em pequenos data centers em todo o lugar. E, por último, reduz nosso custo quando estamos na nuvem”, finalizou Kelly.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.