Porque a IA é fundamental para varejistas atuando em marketplaces

Rodrigo Garcia, diretor da Petina Soluções Digitais, destaca papel da inteligência artificial na personalização da experiência dos clientes

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8:47 am - 14 de fevereiro de 2024
e-commerce, marketplaces, varejo digital Imagem: Shutterstock

Personalizar a experiência dos clientes no varejo é um desafio que pode ter ganho, nos últimos anos, um grande aliado: a inteligência artificial (IA). Segundo estudo mais recente da Ebit/Nielsen, 75% das empresas de e-commerce do Brasil já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA, e essa importância deve crescer ainda mais nos marketplaces.

“A personalização é fundamental para se destacar em meio à concorrência acirrada dentro dos marketplaces”, alerta Rodrigo Garcia, diretor da startup especializada em marketplaces Petina Soluções Digitais. “Por meio dos recursos de IA, os vendedores podem analisar dados em escala massiva e identificar padrões de comportamento do consumidor, permitindo a criação de ofertas e recomendações sob medida para cada cliente.”

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O executivo explica que a IA permite uma compreensão mais profunda de gostos, preferências e histórico de compra de cada cliente. Isso torna possível oferecer produtos relevantes no momento certo e através do canal mais adequado. A IA também permite automatizar o processo de personalização e não se limita à seleção de produtos, se estendendo à otimização da jornada do cliente.

“Com a IA, os vendedores podem criar jornadas de compra personalizadas, desde a descoberta até o pós-venda, aumentando a satisfação do cliente e incentivando a fidelidade à marca”, acrescenta.

Outras vantagens da IA em marketplaces

Segundo o executivo, a IA tem potencial para fazer análises de cruzamento de dados, e pode ser utilizada para criar interações em chats ou realizar tarefas específicas, como comparar preços entre links e outros sites. A IA também é capaz, diz, de coletar informações de preços em diversos sites, permitindo identificar variações de preço de maneira ágil.

“Portanto, a automação do atendimento ao cliente por meio da IA pode melhorar significativamente a experiência do cliente e aumentar a satisfação”, diz Garcia. “A inteligência artificial não está apenas revolucionando o varejo online, mas também redefine a relação entre vendedores e consumidores.”

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Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

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