Gartner: 3 fatores de sucesso em IA para empresas financeiras
Pesquisa da consultoria mostra que 39% das empresas no setor financeiro usam inteligência artificial no mundo
Entre as organizações do setor financeiro, 68% estão usando inteligência artificial (IA) ou o planejam. É o que revela um estudo feito pelo Gartner e que ouviu 133 líderes da indústria financeira global. Quase 40% dos entrevistados estão usando IA e Machine Learning, enquanto 29% planejam esse uso.
“As empresas financeiras mais bem-sucedidas na adoção da IA promovem e incentivam a tecnologia no nível da alta administração e incorporam equipes de ciência de dados diretamente nos departamentos financeiros, evitando depender de terceiros”, defende Mark D. McDonald, diretor sênior e analista do Gartner para a área de finanças.
Leia também: Tim Cook aumenta expectativa sobre lançamentos da Apple em IA em 2024
Para auxiliar CFOs e líderes financeiros a lidarem com a tendência tecnológica, o Gartner elenca três características das empresas do setor mais bem-sucedidas no uso de IA.
1. Resultados de curto prazo são possíveis, mas mudanças transformadoras levam tempo
Embora benefícios de curto prazo com a Inteligência Artificial sejam possíveis por meio de soluções simples ou adquiridas, o valor transformador da IA na área financeira requer um nível de maturidade que leva tempo para alcançar.
2. A ciência de dados emerge como um novo papel na área financeira
A maioria das equipes financeiras contam com cientistas de dados. Antes considerados como uma contagem de cabeças arriscada e frívola, as equipes financeiras modernas comumente utilizam esses profissionais, independentemente de usarem inteligência artificial.
3. A aceitação desempenha um papel no sucesso da Inteligência Artificial
Empresas com um alto nível de aceitação da IA relatam grande êxito. Sem o apoio dos responsáveis que são conhecedores dos processos, a construção do trabalho impulsionado por IA para tomar decisões e ações se mostra difícil.
“Coloque os cientistas de dados próximos aos processos e pessoas que treinarão a Inteligência Artificial. Certifique-se de que esses profissionais entendam que a IA pode facilitar o trabalho e dê a eles o tempo necessário para produzirem resultados transformadores”, aconselha McDonald.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!