IA: Meta adverte que restrições na tecnologia podem enfraquecer influência dos EUA

Meta destaca que limitações no compartilhamento de IA podem afetar a posição dos EUA no cenário global da tecnologia

Author Photo
1:30 pm - 28 de março de 2024
Meta, meta logo, meta QG, headquarters, Menlo Park, sede, Facebook, Instagram, WhatsApp Imagem: Shutterstock

A Meta destacou preocupações sobre as consequências de limitar o compartilhamento público de certas tecnologias de inteligência artificial (IA). Nick Clegg, chefe de políticas da Meta Platforms, disse a funcionários do governo que uma abordagem restritiva poderia resultar em outras nações estabelecendo as normas globais.

Isso ocorre em meio aos debates sobre a regulamentação da IA pela Administração Biden, onde a Meta tem sido uma defensora vocal da necessidade de regras para proteger os usuários contra deepfakes.

Leia mais: UE investiga Apple, Google e Meta por suspeita de violação de leis de concorrência digital

Em um comunicado público dirigido à Administração Nacional de Telecomunicações e Informação do Departamento de Comércio na última quarta-feira, a Meta expressou sua preocupação com possíveis restrições no compartilhamento de modelos de IA. A empresa alertou que tal abordagem poderia resultar na disseminação global de tecnologias desenvolvidas em outros países.

“Não é como se esse vácuo não fosse ser preenchido por outros”, disse Clegg em uma entrevista. “A abertura é realmente a maneira de exportar valores e tecnologia dos EUA”.

Esses comentários foram submetidos como parte de um pedido aberto de comentários feito pela Administração Biden, que está considerando a regulamentação da tecnologia de IA.

A Meta argumenta que a transparência pode influenciar a atual administração presidencial e o Congresso, onde esforços para legislar contra práticas comerciais de empresas de tecnologia têm falhado, incluindo a proteção de dados de usuários e limitações ao impulsionamento de produtos.

A indústria de tecnologia permanece amplamente não regulamentada desde a fundação da Meta em 2004, levantando questões sobre a acumulação excessiva de poder pelas maiores empresas. Clegg observa uma sensação de cautela para evitar que essa situação se repita.

No entanto, nem todas as gigantes da IA concordam plenamente com isso. Enquanto a Meta e outras gigantes, como a Microsoft, defendem a abertura de parte do código, a OpenAI prefere manter sua tecnologia privada.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.