Com IA generativa, Gimba reduz tempo de cadastro de produtos em 84%

Solução desenvolvida pela AWS substitui processo manual de inserção e atualização de produtos no catálogo

Author Photo
2:30 pm - 28 de março de 2024
gartner ia generativa inteligência artificial gimba Imagem: Shutterstock

A especialista em varejo de materiais e suprimentos Gimba está usando inteligência artificial generativa, em uma ferramenta desenvolvida pela Amazon Web Services (AWS), para otimizar o processo de cadastro e atualização de produtos. São cerca de 30 mil itens no catálogo, e a empresa é responsável pelas cadeias de suprimentos de 300 das 500 maiores empresas do Brasil.

A solução de IA generativa foi desenvolvida sob medida pela AWS para o Gimba com o objetivo de automatizar etapas da construção do catálogo de produtos. A ferramenta é capaz de analisar informações dos itens oferecidos pelos fornecedores, extrair dados relevantes e formatá-los de acordo com os padrões de apresentação e descrição da plataforma.

Com o apoio da Flexa Cloud, parceira da AWS, a solução de IA generativa foi treinada com a linguagem para elaborar descrições com a “personalidade” do Gimba. São informadas as características do produto em formato mais atrativo para os algoritmos de busca.

Leia também: Tenable lança plataforma unificada para segurança de TI, OT e IoT

Segundo Daniel Arruda, CTO do Gimba, antes a inclusão dos cerca de 300 novos produtos que entram mensalmente no catálogo era feita manualmente. “Cada fabricante envia os dados de seu produto em um formato distinto e precisávamos de diversos colaboradores para padronizar as informações, a fim de criar as descrições para o nosso catálogo, especialmente o online”, explica.

Com o Amazon Bedrock, o tempo dedicado ao cadastro de produtos caiu 84% – de 13 minutos para 2 minutos por item. O serviço é totalmente gerenciado e oferece conjunto de recursos para criar aplicações de IA generativa com segurança e privacidade.

O Gimba personalizou a ferramenta de maneira privada com seus dados e criou agentes que executam tarefas usando sistemas corporativos e fontes de dados. A nova tecnologia permite atualizar o catálogo, identificar e corrigir erros em poucos cliques.

“Além do ganho de produtividade, passamos a ter buscas orgânicas mais bem posicionadas a partir de um uso mais inteligente das palavras-chave”, explica Arruda, citando uma expectativa de crescimento de 10% nas buscas.

“Com a eficiência e precisão que a IA oferece, o Gimba conseguiu reduzir significativamente o tempo necessário para adicionar novos itens ao seu catálogo e simultaneamente melhorou a consistência e a qualidade dos dados, uma vantagem competitiva significativa em um mercado cada vez mais digitalizado”, diz Douglas Silva, diretor de vendas para a América Latina na Amazon Web Services.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.