Huawei anuncia primeiro Centro de Inovação e Experiência da América Latina em São Paulo

Author Photo
9:22 am - 09 de outubro de 2015
Huawei anunciou nessa quinta-feira (8/10) o seu primeiro Centro de Inovação e Integração de Soluções para Clientes (CSIC, na sigla em inglês) durante uma apresentação realizada em São Paulo, na sede da empresa no Brasil. Esse é o primeiro centro da companhia para a América Latina.
 
De acordo com Sérgio Battaglia, consultor sênior de negócios da Huawei no Brasil, o centro de inovação possui três objetivos principais: o de dar a oportunidade de experimentação das tecnologias e, em cima disso, abrir para a possibilidade de se criar inovação, de firma conjunta, criando junto com parceiros, acadêmicos ou não; capacidade de integrar às infraestruturas existentes de data centers e redes de comunicação em nuvem. 
 
Assim, operadoras e companhias terão um espaço para experimentar as soluções disponibilizadas pela fornecedora chinesa e, dessa forma, avaliarem em tempo real a adequação e o impacto da adoção de novas aplicações e serviços em seus negócios. 
 
Por dentro do CSIC
O anúncio foi realizado durante um evento para clientes, parceiros e para um grupo de jornalistas em São Paulo, e foi possível fazer uma visitação para ver soluções que a empresa tem disponível, que englobam tecnologias como soluções de vídeo para banda larga móvel, voz sobre LTE (VoLTE), vídeo em 4K, big data, computação em nuvem e terminais, entre outras. 
 
Além disso, a Huawei também está investindo na capacitação de capital humano. Para isso, a empresa anunciou o seu centro de certificação que fica localizado no mesmo prédio do CSIC. 
 
O local de treinamento já existia e era localizado em Campinas, no interior de SP, mas de acordo com Bataglia, a transferência para a capital paulista foi uma estratégia para facilitar o atendimento da demanda e ficar mais próximo da sede. 

“[Transferimos o centro de Campinas] para ficar mais próximo e para que possa continuar contribuindo para a formação de talentos no País”, disse. “No futuro, continuaremos a trazer nossas tecnologias e capacitações, bem como parcerias dentro de universidades ou de clientes e parceiros comerciais para criar novas capacidades e profissionais qualificados dentro do mercado de TIC e, de forma geral, promover melhoria e geração de desenvolvimento da indústria no Brasil.” 
 
A empresa contabiliza mais de 20 mil talentos treinados por suas academias, que somam 45 ao redor do mundo, os quais atendem a demanda local e dois deles, na Malásia e na China, atendendo a demanda global. Também há sete centro de dados que possibilitam o treinamento on-line. 
 
O centro em São Paulo possui sete salas que comportam 14 alunos, bem como cinco laboratórios que prestam suporte ao estudo prático, sendo eles: lab de rede óptica, comunicação de dados, wireless, rede de telefonia fixa, e aplicação e software.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.