Notícias

Hiperpersonalização: 4 benefícios para empresas e clientes

A hiperpersonalização da experiência dos clientes é a nova fronteira para as marcas e empresas em um mundo em constante evolução digital. O avanço de tecnologias como a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquinas (Machine Learning, ML) permite que os critérios de personalização possam ir muito além de idade, localização e interesses gerais, alcançando padrões complexos de comportamento e preferências individuais.

Esse tipo de abordagem, no entanto, precisa se valer de vasta gama de dados obtidos em tempo real, incluindo históricos de navegação, interações anteriores, comportamentos de compra e contexto atual do usuário. O objetivo é oferecer ofertas, recomendações e conteúdos específicos para cada indivíduo.

“A hiperpersonalização representa uma poderosa ferramenta para empresas que buscam se destacar em mercados altamente competitivos e satisfazer as expectativas crescentes dos consumidores por experiências mais personalizadas e relevantes”, diz o especialista em dados e inovação e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Kenneth Corrêa.

Leia também: IA têm mudado como empresas pensam futuro, diz especialista da Microsoft

Só que utilizar os dados dos clientes, apesar de ser crucial para criar uma experiência verdadeiramente personalizada e compreender o cliente, também exigem alguns cuidados, principalmente quanto à privacidade do consumidor.

Benefícios para empresas

  • Conversões e receita: ao oferecer experiências sob medida, as empresas aumentam taxas de conversão, impulsionando a receita;
  • Lealdade do cliente: a hiperpersonalização fortalece o vínculo entre clientes e marcas, resultando em maior fidelidade;
  • Eficiência de marketing: o direcionamento preciso de recursos de marketing aumenta a eficácia das campanhas;
  • Diferenciação competitiva: a capacidade de oferecer experiências personalizadas pode diferenciar uma empresa em mercados saturados.

Benefícios para o cliente:

  • Experiências mais relevantes e agradáveis: as interações com a marca se tornam mais relevantes e úteis para cada cliente;
  • Redução do esforço: recomendações precisas simplificam a jornada de compra, aumentando a satisfação do cliente;
  • Comunicação proativa e relevante: os clientes recebem ofertas e informações pertinentes aos seus interesses, tornando a comunicação mais eficaz;
  • Sensação de ser único e valorizado: cada cliente se sente reconhecido e valorizado pela empresa, contribuindo para uma percepção positiva da marca.

Desafios para as empresas com a hiperpersonalização

A implementação de estratégias de hiperpersonalização tem, é claro, um conjunto de desafios. Eles podem variar desde questões técnicas e de dados até considerações éticas e de privacidade. Abordar esses desafios eficazmente é crucial para o sucesso da hiperpersonalização, diz o professor da FGV.

A coleta e integração de dados provenientes de diversas fontes podem ser complicadas devido à existência de silos de dados. Manter a qualidade e atualização dos dados é crucial para evitar personalizações mal direcionadas. A escalabilidade das soluções de IA é uma preocupação, exigindo expertise técnica e investimentos significativos.

A privacidade e segurança de dados são fundamentais, considerando regulamentações como GDPR e LGPD. A análise eficaz dos dados para insights acionáveis é outro desafio, assim como equilibrar a personalização sem invadir a privacidade do cliente.

O consentimento transparente do cliente é necessário, juntamente com a implementação contínua e otimização do processo. Por fim, a competência da equipe em tecnologias como AI e Machine Learning é vital em um ambiente tecnológico em constante evolução.

Para Kenneth Corrêa, esses desafios exigem abordagem estratégica que inclua investimentos em tecnologia, aprimoramento de competências, governança de dados e uma cultura de respeito pela privacidade do cliente.

“As empresas que conseguem superar esses obstáculos estarão bem-posicionadas para redefinir a experiência do cliente e aproveitar as vantagens competitivas que a hiperpersonalização oferece”, diz o professor.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

12 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

13 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

13 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

14 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

15 horas ago