Hélio Rotenberg, da Positivo: ‘Queremos dominar o Brasil’

Em entrevista ao IT Forum Líderes, fundador da Positivo fala sobre a história e o bom momento da empresa, inclusive no mercado corporativo

Author Photo
1:24 pm - 01 de novembro de 2021
helio rotenberg, positivo Hélio Rotenberg, presidente da Positivo (Imagem: divulgação)

A Positivo Tecnologia, fundada em 1989 como Positivo Informática, talvez ainda seja mais reconhecida pelos notebooks e desktops comprados pelo grande público. Mas a história da empresa começa no mundo corporativo, vendendo máquinas montadas no Brasil (e ainda com componentes nacionais) para escolas de Curitiba (PR). Ainda hoje parte relevante do faturamento da empresa – cerca de 40% – vem de vendas para o governo e empresas.

E a ideia, diz o fundador e presidente da empresa, Helio Rotenberg, ao IT Forum Líderes, é continuar ganhando terreno, e não só em PCs. A Positivo recentemente anunciou um conjunto de soluções conjuntas com startups para o setor de educação, contratou reforços para atuar nesse mercado.
Leia também: Wipro dobra no Brasil desde 2020 e, com Open Banking, vê espaço para mais

Historicamente a empresa tem contratos importantes em órgãos públicos (é, inclusive, a atual fabricante da urna eletrônica). Também mantém expectativas altas para a divisão de infraestrutura, a Positivo Servers & Solutions. Também fabrica celulares, tablets, dispositivos para casa inteligente e outros produtos. E isso se reflete em resultados: a receita bruta no segundo semestre de 2021 foi de R$ 940 milhões, o melhor resultado trimestral da história.

Esses foram alguns dos muitos temas tratados no podcast. Além de rememorar a criação da Positivo, Rotenberg falou sobre empreendedorismo, as dificuldades superadas pela empresa, a polêmica em torno da urna eletrônica e o bom momento atual do mercado de computadores no Brasil.

Ouça a entrevista completa no IT Forum Líderes

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.