Grupo Petrópolis migra para S/4Hana e aumenta produtividade em 13%
Projeto executado pela Atos também permitiu maior automação de processos
O Grupo Petrópolis, um dos maiores fabricantes de bebidas do Brasil, migrou os sistemas de gestão da SAP para a nuvem em todas as unidades fabris. O projeto de S/4HANA unifica e supervisiona os processos de negócios da empresa, o que inclui um grande volume de dados, e inclui automatização de tarefas da operação do grupo usando machine learning e inteligência artificial.
O projeto foi executado pela consultoria Atos. Entre os resultados obtidos com o novo sistema e já mensurados pelas empresas estão ganhos de produtividade de 13% e aumento de automação de processos em 15%.
O projeto tem contrato de duração que vai até o segundo trimestre de 2025 e foi divido em três fases. A primeira foi o mapeamento das necessidades da empresa, realizado pela Atos em julho de 2023. Depois, foi feita a identificação de 300 mil programas e softwares, sendo que 292 mil deles foram convertidos ao SAP S/4HANA.
Leia ainda: ‘Química verde’: a estratégia da BASF para a sustentabilidade na América do Sul
A terceira e última fase foi a migração dos 8 mil programas restantes pelos especialistas da Atos. A previsão de go-live é março de 2025.
“Esse projeto tem agregado ainda mais valor ao Grupo Petrópolis, trazendo competitividade e inovação para toda a operação, pontos que são cruciais para o sucesso do negócio. Migrando todos os sistemas de SAP ECC para SAP S/4HANA, o Grupo unifica todos os seus departamentos como vendas, produção e finanças em um único banco de dados e sistema operacional, tornando-se uma companhia muito mais eficiente e moderna”, explica Daniel López, diretor de operações da Atos.
Segundo ele, o Grupo Petrópolis também pôde otimizar processos, como o de compras. Entre as automações, o executivo destaca a de aceleradores robôs, que agilizam a emissão de notas fiscais em larga escala a partir de um mesmo CNPJ, reduzindo em até 80% o trabalho humano na conferência e reemissão de notas fiscais.
Impacto no Grupo Petrópolis
Segundo a Atos, o projeto afeta diretamente os mais de 24 mil colaboradores do Petrópolis em todas as áreas do negócio e oito fábricas. A Atos também ficou responsável por workshops de treinamento sobre o produto para os departamentos da companhia.
Até agora, foram realizados três treinamentos com participação de mais de 170 colaboradores.
“Este projeto (…) nos habilitará a utilizar o que temos de mais moderno em IA da SAP, com todo o portfólio que utilizamos hoje”, diz Christiano Silva, head de sistemas do Grupo Petrópolis. Atualmente, a companhia utiliza, além do ERP, SuccessFactors, Business Technology Platform, APPs, Integrações, Analytics Cloud, Transportation Management e GRC da SAP.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!