Google seleciona 17 projetos brasileiros para programa de bolsas em Ciência da Computação

Author Photo
3:20 pm - 03 de agosto de 2016

O Centro de Engenharia do Google anunciou projetos selecionados para o seu programa de Bolsas de Pesquisa Google para a América Latina. Ao todo foram 24 projetos escolhidos, sendo 17 deles de professores e estudantes de pós graduação brasileiros.

As outras bolsas contempladas englobam pesquisas da Argentina (1), Chile (2), Colômbia (1), México (2) e Peru (1). Durante um ano, os vencedores receberão bolsas de estudo mensais para conduzir pesquisas de vanguarda em áreas relacionadas à Ciência da Computação. 

No total, o Google vai destinar US$ 600 mil à premiação. “Os projetos ganhadores se destacam em termos de impacto, originalidade e qualidade, e estão dentro das áreas-chave de interesse do Google”, diz o diretor de engenharia da empresa no Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, que coordenou a seleção dos projetos.

A edição 2016 do programa recebeu um total recorde de 473 inscrições de projetos de pesquisa de 13 países. Os projetos foram analisados por uma comissão do centro de engenharia do Google, em Belo Horizonte. O programa de bolsas é resultado de um programa-piloto lançado no Brasil em 2013, por meio do qual o Google apoiou cinco pesquisadores brasileiros.

A maior parte dos projetos de pesquisa do Brasil é proveniente de universidades públicas: em 2016, eles somam 15. As universidades mais premiadas são a UFMG, com 5 projetos, seguida de USP e Unicamp, cada uma com 3 projetos. As universidades privadas ganham terreno. Em 2016, dos 17 vencedores brasileiros, 2 projetos são da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Em comum, todos os projetos vencedores buscam aplicar a tecnologia na resolução de problemas da sociedade, em áreas como saúde, meio ambiente, cultura e acessibilidade.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.