Google lança melhorias no buscador para minar fake news
Alguns dos recursos chegam ao Brasil e visam dar maior transparência e contexto aos resultados da plataforma
O Google anunciou recentemente que implementou cinco melhorias em sua ferramenta de busca que serão liberadas globalmente. Dentre elas, três chegam ao Brasil nos próximos dias com foco em segurança e combate à fake news. As melhorias, segundo o Google, ajudarão os usuários do buscador a entender melhor as notícias e o seu contexto.
O novo recurso “Sobre este resultado” visa apoiar leitores a tomar uma decisão mais informada sobre os sites que deseja visitar e quais resultados são mais úteis para aquilo que busca. O novo recurso promete ajudar as pessoas a avaliar informações e entender de onde vêm. A novidade estará disponível em todos os idiomas em que a Pesquisa opera globalmente.
Outra novidade que chega ao Brasil consegue detectar lacunas de informação. Há casos onde não há muitas informações relevantes para mostrar em uma busca, ou os resultados estão mudando rapidamente, algo que pode ser um contexto importante para as pessoas também terem. Para lidar com essas lacunas de informação, a Busca do Google mostrará automaticamente avisos de conteúdo em situações em que um tópico está evoluindo rapidamente.
O Google já havia lançado recentemente avisos semelhantes, que são acionados quando seus sistemas não têm alta confiança na qualidade geral dos resultados disponíveis. Nos próximos meses, o novo recurso irá expandir os avisos para lacunas de informações de qualidade em novos idiomas, incluindo alemão, francês, italiano, espanhol e japonês.
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O Google, no entanto ressalta, que isso não significa que não haja informações úteis disponíveis ou que um determinado resultado seja de baixa qualidade. “Esses avisos fornecem contexto sobre todo o conjunto de resultados na página e você sempre pode ver os resultados de sua consulta, mesmo quando o aviso está presente”, explica a companhia.
Para dar mais transparência a um conteúdo buscado, outro recurso, o “Sobre este autor” visa garantir que as pessoas possam aprender mais facilmente sobre os autores por trás do conteúdo que estão lendo, além de poderem descobrir novas vozes nas quais possam confiar. Agora, quando as pessoas tocarem nos três pontos poderão encontrar mais informações sobre o plano de fundo e a experiência das vozes que encontram na Busca.
O recurso, por enquanto, estará ativado nos resultados da pesquisa em inglês e no carrossel de perspectivas nos EUA em inglês.
O Google também acrescentou um novo recurso, o “Perspectivas” no serviço “Principais Notícias”. O novo carrossel aparecerá abaixo das Notícias principais e mostrará insights de vários jornalistas, especialistas e outras vozes relevantes sobre o tópico que você está procurando.
“Esse recurso oferece uma variedade de vozes relevantes sobre um assunto, complementando as reportagens confiáveis que você já encontra na Busca para ajudar a ampliar sua compreensão. Assim como acontece com todos os recursos para notícias, estamos comprometidos em fornecer a você informações oficiais e confiáveis”, destacou o Google. O carrossel será lançada em breve nos EUA, em inglês.
Educação midiática
O volume de notícias falsas que se prolifera nas plataformas digitais se tornou um grande problema na operação do Google e de outras gigantes de tecnologia. Parte dos esforços do Google para endereçar o desafio também está em investir em educação midiática.
A empresa anunciou uma paceria com a MediaWise no Poynter Institute for Media Studies, organização sem fins lucrativos, para expandir sua Teen Fact-Checking Network, um programa formado por alunos do ensino fundamental e médio que desmascara a desinformação viral e compartilha dicas de educação midiática.
Segundo o Google, o programa será expandido para a Alemanha e o Brasil, onde os adolescentes farão parceria com organizações de notícias locais para ajudar a divulgar a importância das habilidades de alfabetização midiática. A iniciativa oferece planos e aula para professores do ensino fundamental e médio, para ajudá-los a ensinar seus alunos a desenvolverem habilidades de alfabetização midiática.
Além disso, no ano passado, o Google e o YouTube anunciaram o investimento de US$ 13,2 milhões à Rede Internacional de Verificação de Fatos para lançar um novo Fundo Global de Verificação de Fatos. Com lançamento previsto para os próximos dias, o Fundo apoiará mais de 130 organizações de verificação de fatos de 65 países, cobrindo mais de 80 idiomas. Trata-se da maior doação individual do Google e do YouTube em verificação de fatos.
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