Google lança acordo com operadora da Índia para lançar G Suite no país

Terceira maior telecom da nação, Airtel passará oferecer produto para os pequenos e médios negócios que já usam serviços da marca

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8:00 am - 22 de janeiro de 2020

A Google Cloud anunciou nesta semana uma parceria com a Airtel, terceira maior operadora de telefonia na Índia, para oferecer os produtos G Suite às grandes e pequenas empresas que são clientes da marca.

De acordo com a própria Airtel, a companhia possui mais de 325 milhões de assinantes dentro do país. Sendo que, desse total, a marca reúne 500 mil empresas de médio porte e 2,5 mil companhias de grande porte.

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Quais são as vantagens de ser um pequeno negócio

Com o contrato, cujo valor não foi informado, a gigante de Mountain View espera se consolidar dentro do mercado indiano de cloud computing, que deve gerar cerca de US$ 7 bilhões nos próximos três anos, de acordo com a consultoria Nasscom.

A marca comandada por Sundar Pichai não é a primeira a realizar esse tipo de parceria: em agosto de 2019, a Microsoft fechou um contrato com a Reliance Jo, maior operadora do país, para oferecer as soluções do pacote Office365 e a plataforma de nuvem Azure.

Apesar de não contar com nenhum contrato semelhante no momento, a Amazon (que possui a companhia de nuvem AWS) não fica para trás quando se fala em investimentos na Índia. Em visita ao país na semana passada, o CEO Jeff Bezos anunciou investimentos na casa de US$ 1 bilhão para fomentar os negócios das PMES. No caso, dentro do mercado de venda on-line.

Ajuste de expectativas

Com mais de 1 bilhão de habitantes e uma população que, só agora, começa a ter acesso a uma internet estável e com maior qualidade, a Índia é dos mercados mais visados pelas multinacionais de tecnologia, que encontram na região um local para expandir seus negócios e manter crescimento.

Além da concorrência entre si, as marcas precisam lidar com a própria política indiana, bastante protecionista. Uma das alternativas encontradas está no estabelecimento de parcerias com empresas locais — como o acordo feito agora pelo Google e, anteriormente, o da Microsoft.

*Com informações do TechCrunch

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