Google Cloud reforça time no Brasil e mira setores estratégicos
Entre novidades estão mudanças nas áreas de vendas e contratação de executivos reconhecidos para liderar área de experiência do cliente
O Google Cloud, divisão de computação em nuvem da Alphabet, anunciou essa semana mudanças na estrutura corporativa no Brasil. O time segue sendo liderado por Marco Bravo (foto), e inclui a chegada de novas lideranças para os time de experiência do cliente (Cloud Customer Experience) e tecnologia. A novidade foi adiantada em primeira mão ao IT Forum.
A nova organização da empresa inclui áreas de relacionamento, experiência, clientes e tecnologia. Segundo o Google Cloud, o objetivo é aprofundar parcerias e “gerar valor” para empresas de todos os segmentos, apresentando soluções para setores específicos e aumentar capilaridade entre empresas nativas digitais (incluindo startups) e regionalmente mais afastadas do eixo Rio-São Paulo.
Segundo Bravo, a mudança decorre do crescimento da empresa no Brasil e de um necessário alinhamento entre organização e mercado, observando as necessidade dos clientes. “Estaremos ainda mais perto das parcerias estratégicas, continuaremos buscando e construindo casos de transformação digital em cada setor com nossas soluções por indústria, além de aprofundarmos nosso foco com as empresas nativas digitais e promover a expansão geográfica dos nossos negócios com mais velocidade”, diz o executivo ao IT Forum.
Leia também: Google anuncia sua ‘resposta’ ao ChatGPT
Milena Leal passará a liderar exclusivamente a equipe de atendimento para grandes clientes do Google Cloud no Brasil. A executiva está no Google desde 2020, e terá como missão acelerar a adoção de soluções específicas para esse perfil de clientes.
Já Maykon Fernandes, no Google desde 2021 após passagem de quase cinco anos por vendas na SAP, assume a área comercial especializada em verticais da indústria, atualmente dividida em seis unidades: varejo e bens de consumo; serviços financeiros; saúde; telecomunicações e míidia; recursos naturais e energia; e manufatura e serviços.
Por fim, Anderson Gaspar passa a responder pelas contas de empresas nativas digitais, e Marcelo Comin assume a estrutura de cobertura regional para expandir a clientela do Google Cloud em mais regiões do País.
Experiência do cliente
Além dos executivos “da casa” que ganharam novas funções, duas novas lideranças chegam para a área de experiência do cliente. Fernando Lemos, que deixou o posto de VP e CTO da Microsoft em janeiro último, assume a área de Cloud Customer Experience para a América Latina, enquanto Fernando Teixeira, ex-Accenture, assume a mesma área no Brasil.
Por fim, Daniel Pretti, head de engenharia, consolida o time de tecnologia e soluções do Brasil. Sua missão será trazer “maior profundidade e especialização técnica” para os clientes da empresa.