Gerenciamento de nuvem sobe em importância de investimentos, diz Red Hat
Nova edição do Global Customer Tech Trends também coloca a segurança da informação como prioridade absoluta das organizações
Os investimentos feitos pelas empresas em tecnologia ganharão novas prioridades em 2024, como o gerenciamento de nuvem, segundo relatório divulgado essa semana pela Red Hat – o Global Tech Trends, que chega à 10ª edição. Na prática, os líderes estão investindo menos em adequação e migração de aplicações para a nuvem para se concentrarem em gerenciamento.
O relatório também aponta que a cibersegurança continua no topo das prioridades de investimento. A pesquisa ouviu 706 líderes do setor de tecnologia em todo o mundo, entre agosto e setembro de 2023, em vários setores e regiões, com poder de decisão sobre orçamentos de TI e pelo menos US$ 10 milhões em receita. O objetivo é compreender usos e tendências do mercado.
A gestão de nuvem, que inclui várias formas de gestão híbrida e multicloud, manteve-se como a maior prioridade de financiamento de gestão de TI, por uma larga margem. 59% dos entrevistados identificaram a gestão de nuvem como uma das três maiores prioridades de TI, aumento de nove pontos em relação a 2021.
Dia do Agronegócio: Brasil é potência para aumentar produtividade com a tecnologia
Os ambientes de nuvem híbrida se tornaram a norma, à medida que a maioria das empresas não opta nem por priorizar a nuvem privada (21%), nem padronizar em uma única nuvem pública (9%), abordagem que requer gerenciamento cuidadoso e estratégico para funcionar, segundo a Red Hat.
Já o gerenciamento de migração de cargas de trabalho despencou de um ano para o outro no ranking, perdendo nove pontos e se aproximando do último lugar da lista de prioridades orçamentárias para gerenciamento de TI. A queda reflete decisão peremptória de organizações que talvez tenham descoberto onde as aplicações podem operar com mais efetividade.
Melhores experiências
A modernização digital é a principal prioridade de financiamento para o desenvolvimento de aplicações, com 45% dos entrevistados melhorando a experiência digital do usuário. A construção de recursos nativas em nuvem e aceleração da entrega de serviços e aplicações marcam as outras iniciativas.
No entanto, o desenvolvimento de aplicações varia entre regiões. Enquanto as Américas e o Oriente Médio e África (EMEA) concentram investimento equivalente ao desenvolvimento de aplicações, em APAC não há igualdade entre áreas. O item modernizações de softwares encontra-se abaixo das tendências globais nessa última.
Segurança como prioridade
A segurança continuará sendo prioridade para os líderes de TI, diz o relatório. Nessa edição, 50% dos respondentes da pesquisa disseram que proteção digital está no top três prioridades de financiamento, um aumento de cinco pontos em relação ao ano passado.
No entanto, diz a Red Hat, na categoria de segurança há algumas inconsistências. Inteligência, detecção e resposta a ameaças continuam como a principal prioridade de orçamento de TI, mas subáreas como treinamento para conscientização sobre segurança e contratação de profissionais de segurança ou compliance aparecem nas últimas posições na maioria das regiões.
A segurança de empresas terceirizadas ou da cadeia de fornecimento também é uma das últimas prioridades de orçamento. No geral, um terço dos respondentes prioriza o financiamento para inteligência, detecção e resposta a ameaças e segurança de nuvem.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!