Gerenciamento de nuvem sobe em importância de investimentos, diz Red Hat

Nova edição do Global Customer Tech Trends também coloca a segurança da informação como prioridade absoluta das organizações

Author Photo
11:40 am - 26 de fevereiro de 2024
ambientes em nuvem, 4b digital, gerenciamento de nuvem Imagem: Shutterstock

Os investimentos feitos pelas empresas em tecnologia ganharão novas prioridades em 2024, como o gerenciamento de nuvem, segundo relatório divulgado essa semana pela Red Hat – o Global Tech Trends, que chega à 10ª edição. Na prática, os líderes estão investindo menos em adequação e migração de aplicações para a nuvem para se concentrarem em gerenciamento.

O relatório também aponta que a cibersegurança continua no topo das prioridades de investimento. A pesquisa ouviu 706 líderes do setor de tecnologia em todo o mundo, entre agosto e setembro de 2023, em vários setores e regiões, com poder de decisão sobre orçamentos de TI e pelo menos US$ 10 milhões em receita. O objetivo é compreender usos e tendências do mercado.

A gestão de nuvem, que inclui várias formas de gestão híbrida e multicloud, manteve-se como a maior prioridade de financiamento de gestão de TI, por uma larga margem. 59% dos entrevistados identificaram a gestão de nuvem como uma das três maiores prioridades de TI, aumento de nove pontos em relação a 2021.

Dia do Agronegócio: Brasil é potência para aumentar produtividade com a tecnologia

Os ambientes de nuvem híbrida se tornaram a norma, à medida que a maioria das empresas não opta nem por priorizar a nuvem privada (21%), nem padronizar em uma única nuvem pública (9%), abordagem que requer gerenciamento cuidadoso e estratégico para funcionar, segundo a Red Hat.

Já o gerenciamento de migração de cargas de trabalho despencou de um ano para o outro no ranking, perdendo nove pontos e se aproximando do último lugar da lista de prioridades orçamentárias para gerenciamento de TI. A queda reflete decisão peremptória de organizações que talvez tenham descoberto onde as aplicações podem operar com mais efetividade.

Melhores experiências

A modernização digital é a principal prioridade de financiamento para o desenvolvimento de aplicações, com 45% dos entrevistados melhorando a experiência digital do usuário. A construção de recursos nativas em nuvem e aceleração da entrega de serviços e aplicações marcam as outras iniciativas.

No entanto, o desenvolvimento de aplicações varia entre regiões. Enquanto as Américas e o Oriente Médio e África (EMEA) concentram investimento equivalente ao desenvolvimento de aplicações, em APAC não há igualdade entre áreas. O item modernizações de softwares encontra-se abaixo das tendências globais nessa última.

Segurança como prioridade

A segurança continuará sendo prioridade para os líderes de TI, diz o relatório. Nessa edição, 50% dos respondentes da pesquisa disseram que proteção digital está no top três prioridades de financiamento, um aumento de cinco pontos em relação ao ano passado.

No entanto, diz a Red Hat, na categoria de segurança há algumas inconsistências. Inteligência, detecção e resposta a ameaças continuam como a principal prioridade de orçamento de TI, mas subáreas como treinamento para conscientização sobre segurança e contratação de profissionais de segurança ou compliance aparecem nas últimas posições na maioria das regiões.

A segurança de empresas terceirizadas ou da cadeia de fornecimento também é uma das últimas prioridades de orçamento. No geral, um terço dos respondentes prioriza o financiamento para inteligência, detecção e resposta a ameaças e segurança de nuvem.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.