Gastos com digitalização no Brasil devem atingir US$ 27,4 bilhões até 2026

Segundo estudo da DocuSign, empresas esperam que boa parte de suas receitas resultem de produtos e serviços digitais

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10:30 am - 24 de outubro de 2023
Imagem: Shutterstock

A evolução das demandas empresariais tem influenciado os gastos com digitalização no Brasil. O estudo “O estado da digitalização 2023: desafios e oportunidades nas empresas brasileiras”, encomendado pela DocuSign e desenvolvido pelo IDC, identificou que o Brasil apresentou um crescimento de 12,9% nos gastos de empresas com TI em 2022. A estimativa é que as cifras atinjam US$ 27,4 bilhões de dólares até 2026, com 46% das organizações prevendo que até 2027, entre 26% e 49% de sua receita provirá de produtos e serviços digitais. Esse cenário, avalia o estudo, evidencia o reconhecimento do valor da TI em enfrentar desafios complexos.

Realizada no segundo trimestre de 2023 envolvendo mais de 370 organizações de variados setores e portes no Brasil e no México, a pesquisa encomendada pela DocuSign capturou insights de executivos de diferentes níveis – sendo 9% deles de conselho, 15% vice-presidentes, 50% diretores de área e 26% gerentes, responsáveis por decisões de investimento em Tecnologia da Informação (TI).

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O estudo buscou avaliar o modelo de cultura chamado “Digital First”, que tem como principal objetivo priorizar o uso de serviços digitais em vez dos tradicionais. Ele tem como premissa colocar no foco as soluções mais inovadoras e que levem a jornada para o ambiente digital. De acordo com a pesquisa, quando se observa a adoção desta abordagem nas indústrias, as telecomunicações lideram com 80%, seguidas pelos serviços legais (75%), varejo (44%) e seguradoras (40%). Para a DocuSign, os resultados demonstram uma crescente aceitação e integração de tecnologias digitais em diversos setores, refletindo a contínua evolução do ambiente de negócios.

Já em relação aos recursos mais utilizados em diversas organizações, o estudo aponta uma tendência em direção à automação e gerenciamento eficiente. O CRM é líder com 78%, seguido pelo gerenciamento de despesas (75%), assinatura eletrônica (72%), gestão de benefícios (61%) e ERP (53%). Essas ferramentas são utilizadas para a melhora a produtividade e a colaboração nas empresas modernas.

Quando analisada especificamente o uso de assinaturas eletrônicas, 75% das organizações afirmam que já experimentaram assinaturas eletrônicas sendo o uso mais baixo em PMEs (48%). Setores como Seguros, Educação e Manufatura lideram a implementação da ferramenta.

“A adoção de estratégias Digital First e a superação de obstáculos são essenciais para impulsionar a eficiência, segurança e conformidade em um mundo em constante evolução tecnológica”, afirma Richard Hudson, vice-presidente de vendas da DocuSign. “Nesse contexto, a assinatura eletrônica é um elemento importante nas rotinas colaborativas, bem como, na otimização de fluxos e processos. Embora o nível de aplicação seja maior em grandes empresas, há oportunidade de crescimento entre as PMEs, com casos de uso orientados a áreas comerciais, dentre inúmeras funcionalidades. Companhias e líderes de TI não devem perder de vista os benefícios da tecnologia e como a digitalização pode auxiliar os usuários na execução de suas funções com agilidade, eficiência, precisão e segurança”, conclui.

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Redação

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