Gartner: 3 formas de motivar funcionários a voltarem para o escritório

Segundo o Gartner, é preciso escuta e entendimento de peculiaridades de cada funcionário, além de criar um ambiente mais transparente e inclusivo

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8:45 am - 21 de fevereiro de 2024
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Nem todo mundo está feliz com o movimento de retorno aos escritórios, principalmente no setor de tecnologia. Segundo o Gartner, imposições para retorno obrigatório aos escritórios podem impactar negativamente a produtividade dos funcionários e até a intenção de ficar no emprego.

Para a consultoria, as empresas e organizações precisam incentivar os colaboradores a retornarem ao escritório por meio de três estratégias: alinhar propósito ao local; motivar com transparência; e tornar a inclusão fundamental.

Para Neal Woolrich, diretor da prática de recursos humanos do Gartner, “mandatos de retorno ao escritório podem parecer uma reversão na flexibilidade, na autonomia e no bem-estar dos funcionários quando carecem de significado e razão”. Para ele, as empresas precisam oferecer benefícios, incluindo refeições gratuitas ou horários de trabalho flexíveis, “mas esses gestos não são suficientes”.

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“Ao invés disso, os empregadores devem aproveitar as melhores partes da experiência no escritório e evoluir o espaço de um local ancorado ao trabalho para um centrado nas pessoas e como elas se sentem ao entrar em um escritório”, diz.

Para o Gartner, as três estratégias abaixo deveriam ser seguidas:

Alinhar propósito ao local

O maior obstáculo que os empregadores enfrentam com os mandatos de retorno ao escritório é justificar por que estar no escritório é importante se o trabalho não mudou. Segundo Woolrich, a maioria dos funcionários diz que se sente mais produtiva em casa, “então é desconcertante a falta de raciocínio racional fornecido por tantas empresas ao exigir que os funcionários retornem ao escritório.”

Além disso, 48% dos colaboradores entrevistados pelo Gartner acreditam que as políticas de escritório priorizam o que os líderes querem, ao invés do que os funcionários precisam. O Gartner recomenda a criação de um ambiente profissional guiado por propósito e pela compreensão clara de como as tarefas realizadas no escritório complementam as feitas remotamente.

Motivar com transparência

De acordo com o Gartner, mais de 50% dos funcionários escolhem não ir ao escritório porque não identificam sentido ou melhoria de produtividade. Ao invés de impor o retorno ao escritório, as empresas precisam motivar com comunicação aberta e honesta para incentivar a presença física e evitar déficit de confiança entre funcionários e empresas.

“Os líderes precisam respeitar seus funcionários o suficiente para compartilhar os verdadeiros motivos por trás de suas políticas”, diz Woolrich. “É importante fornecer uma justificativa clara e válida para ajudar os profissionais na motivação da mudança para que possam compreender por que as decisões estão sendo tomadas.”

Inclusão fundamental

O sentimento dos funcionários da pesquisa em relação à cultura e inclusão no local de trabalho continuou a cair, apesar dos esforços das empresas para destacar a diversidade, equidade e inclusão (DEI), diz o Gartner. A obrigação de presença física para todos pode dar a impressão de um ambiente mais igualitário, mas os trabalhadores remotos têm um sentimento 10% maior de inclusão do que os presenciais.

Isso se deve, em parte, ao fato de se sentirem mais autênticos em um ambiente remoto, onde têm privacidade e controle sobre seu espaço de trabalho. O Gartner recomenda construir um ambiente de trabalho inclusivo que atenda às necessidades emocionais e físicas dos funcionários, para ajudá-los a se sentir conectados quando estiverem no escritório.

“Afastar-se da mentalidade predominante de uniformidade e conformidade do escritório é fundamental”, diz Woolrich. “As empresas devem oferecer um espaço de trabalho centrado no funcionário para que sintam confortáveis e tão conectados quanto em casa. Isso requer entender e se solidarizar com as situações únicas dos funcionários e perguntar o que está funcionando, o que não está e o que pode ser feito de forma diferente.”

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Redação

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