Framework de inovação torna úteis até ideias descartadas
Especialista em projetos de Inovação, Ricardo Yogui apresentou seu modelo para corporações.
No palco Future Ready do IT Forum Expo 2018 outro destaque foi “Framework de Inovação – Modelo Aberto para Organizações Modernas”. O público no Transamerica Expo Center pôde assistir apresentação de Ricardo Yogui, facilitador em Projetos de Inovação da agência PUC Rio de Inovação.
Para ele, são muitas as empresas que aderem a modelos que proporcionam inovação: hackatons, startups, coworkings e hubs de tecnologia. Mas na ânsia por criar novas tecnologias ou modelos de negócio, acabam adotando um comportamento de manada. Por isso, é preciso pensar em uma estrutura corporativa que proporciona, de fato, métodos criativos. “Não sou contra nenhuma dessas ferramentas para chegar à inovação – aponta o palestrante – mas precisamos pensar no papel que cada organização terá no futuro. Às vezes, esse não é o caminho do seu negócio”.
O tom da palestra vem, entre outros argumentos, pelo fato de que grandes líderes de mercado de meados do século XX nem mais existem, já que não se adaptaram a novos modelos e tecnologias. “Misturei parte do meu conhecimento corporativo com minha atuação acadêmica para montar um framework que realmente possa ajudar como um pilar estratégico”. Um dos destaques do modelo apresentado por Yogui é o banco de ideias. “Com essa estrutura você mantém armazenadas inclusive as ideias que deram errado, além de todas as iniciativas propostas. O que gera boa governança e transparência para todos os envolvidos.”
Disseminando criatividade
O framework sugerido por Yogui é uma ferramenta interessante para estimular até mesmo os profissionais que não estão originalmente envolvidos no processo criativo. Assim, a empresa pode retroalimentar o cenário de inovação com projetos cada vez mais fortes. “Mais ideias atraem novas prospecções de negócio. E assim, mais pessoas querem se conectar ao seu sistema”.
O IT Forum Expo 2018 acontece de 17 a 18 de outubro, em São Paulo.