Com F5, Ailos reduz tempo de gestão de ambientes em 75%

Cooperativa de crédito usa o F5 Distributed Cloud Services para proteger e gerir multinuvem que atende 1,6 milhão de cooperados

Author Photo
11:30 am - 28 de março de 2024
ailos

Com a adoção de uma solução de gerenciamento de múltiplas nuvens da F5, o Sistema Ailos de cooperativas de crédito conseguiu reduzir em 75% o tempo gasto com a gestão de vários ambientes da instituição. O uso da solução faz parte de uma estratégia maior de transformação digital, cuja meta é, até 2025, atingir 2 milhões de cooperados.

O Sistema Ailos reúne 13 cooperativas de crédito e foi estabelecido há 20 anos no estado de Santa Catarina. Atende 1,6 milhão de cooperados no Brasil, e tem ativos de R$ 21 bilhões, além de operações de crédito de R$ 14,6 bilhões.

Antes de adotar a solução da F5, o Ailos buscava soluções na nuvem que suportassem o crescimento da instituição. A meta era acelerar e proteger o processo de desenvolvimento de aplicações e APIs, defender Apps e APIs rodando em ambiente multinuvem e identificar e bloquear de forma automática APIs maliciosas.

Em 2023, escolheu a plataforma Distributed Cloud Services da F5. Cerca de 200 aplicações e milhares de APIs da Ailos são protegidas pela solução, que incorpora recursos de inteligência artificial (IA), Machine Learning (ML) e análise comportamental.

Leia também: Como enfrentar o desafio de tornar a cibersegurança uma prioridade estratégica

Sidnei Fernando da Silveira, CISO da Central Ailos, diz que a solução usada tem baixa complexidade de administração. Ela “…trouxe produtividade para o nosso time e ampla visibilidade sobre ambientes distintos e distribuídos, mas que, agora, são geridos a partir de uma única plataforma”.

Na topologia do Sistema Ailos, o core bancário convive com aplicações rodando nas nuvens AWS e Azure. Outra nuvem utilizada pela instituição é a MuleSoft, dedicada à publicação das APIs do Sistema Ailos. Os clientes acessam essas aplicações e serviços por meio de página web e o app da Ailos.

Daniel Devegili, analista de segurança da informação da Central Ailos, estima que a adoção da solução F5 trouxe redução de 75% no tempo gasto com a gestão dos vários ambientes da instituição. “Antes da implementação do F5 Distributed Cloud Services, tínhamos de operar quatro diferentes plataformas e, posteriormente, realizar ações manuais para correlacionar os dados gerados por cada dashboard de forma a ter uma visão holística do ambiente”, explica.

Desenvolvedores verificados

Outra área estratégica eram os processos de desenvolvimento, publicação e consumo de aplicações e APIs. Como o Sistema Ailos depende de web pages e Apps para o suporte de transações financeiras, o desenvolvimento de software se tornou parte fundamental dos negócios da instituição.

“Hoje 60% dos nossos esforços em cibersegurança são centrados nesta área. As questões de proteção de infraestrutura estão bem equacionadas, e por isso respondem por 40% do nosso foco”, ressalta Silveira.

A automação trazida pela solução da F5 permite que os desenvolvedores tenham acesso somente a componentes de software checados, verificados e autorizados para uso. Isso é feito com a ajuda do Distributed Cloud API Security.

“O resultado é que houve um ganho de 120% na velocidade dos processos de publicação de aplicações e APIs”, resume Devegeli.

Para Silveira e seu time era fundamental, também, reforçar a segurança das APIs utilizadas em serviços financeiros. “Houve um remanejamento do nosso orçamento para contemplar, na RFP de 2023, tecnologias dinâmicas e automatizadas de identificação e bloqueio de APIs maliciosas”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.