Estudo: venture capital para startups triplicou no primeiro semestre

Corporações brasileiras destinaram US$ 622 milhões de investimento no período, segundo dados da KPMG e do Distrito

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9:20 pm - 22 de outubro de 2021

As startups brasileiras receberam mais de US$ 622 milhões de investimentos de grandes empresas, ou corporate venture capital (CVC), no primeiro semestre. Os dados são do levantamento “Corporate Venture Capital Report 2021”, realizado pela KPMG em parceria com a Distrito. Ao todo, foram 27 negociações dessa natureza no período.

Desde os anos 2000, o país registrou 212 rodadas de investimentos de corporações junto a startups, das quais 162 tiveram os volumes negociados revelados, totalizando US$ 1,3 bilhão.

“A exemplo do que ocorre com o mercado tradicional de venture capital, as empresas líderes estão investindo pesado nas startups em busca de novos modelos de negócio e ganhar mercado. Nesse cenário, quem não buscar inovação aberta e transformação digital pode ficar para trás em pouco tempo”, analisa o sócio-líder da área de private enterprise da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jubran Coelho.

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A pesquisa ainda aponta que 70% dos investimentos mapeados estão concentrados nos estágios iniciais. “Isso consolida o entendimento de que esses investimentos são uma prioridade estratégica, visto que o retorno financeiro de startups ainda muito pequenas é incerto, mas os ganhos potenciais associados às soluções tecnológicas que elas apresentam ao mercado são muito mais factíveis”, pontua o líder do programa Emerging Giants da KPMG, Diogo Garcia.

O mapeamento indica que as corporações que mais investiram em startups são da indústria financeira (16), varejista (15) e de tecnologia (14). Já os setores que mais receberam recursos foram os da área financeira (fintechs), com 24 aportes, somando US$ 249 milhões, e o mercado imobiliário e de construção que superaram os US$ 379 milhões em apenas quatro transações. As startups do segmento varejista (retailtechs) receberam 17 aportes, no valor total de US$ 206 milhões, e as da área de marketing e publicidade (martechs) registraram US$ 28 milhões captados.

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