Estudo: pandemia acelerou adoção de IoT nas indústrias

Relatório da Inmarsat aponta avanço de projetos de IoT industrial em agricultura, utilidades elétricas, mineração, petróleo e gás e logística

Author Photo
5:59 pm - 23 de setembro de 2021
Internet das coisas como eliminar vulnerabilidades em plataformas industriais

A adoção da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) nas atividades industriais avançou em ritmo acelerado durante a pandemia. Cerca de 77% das organizações implantaram pelo menos um projeto de IoT desde o início de 2020, sendo que 41% a partir do segundo semestre do ano passado. Os dados são do relatório “IoT industrial na época da Covid-19”, conduzido pela Inmarsat, e indicam a utilização da tecnologia nas cadeias de suprimentos globais.

“O rápido aumento nas implantações de IoT nos últimos anos destaca o progresso considerável que a indústria global fez para superar algumas das forças mais desafiadoras do mundo”, diz Mike Carter, presidente da Inmarsat Enterprise, empresa de comunicações móveis globais por satélite. “É particularmente interessante, embora lógico, que a Covid-19 tenha catalisado ainda mais as empresas para aumentar sua confiança nas tecnologias da Indústria 4.0, e particularmente na internet das coisas industrial, a fim de manter a continuidade dos negócios”.

A pesquisa mostra que as organizações que estão em estágio avançado na implementação da IoT compartilham a percepção de que a pandemia tenha impactado menos na capacidade de operar, do que aquelas que ainda não o fizeram. Assim, conclusão do estudo é que há uma relação entre a IoT e a continuidade dos negócios durante a pandemia. Além disso, metade das participantes acreditam que desafios comerciais e operacionais relacionados à pandemia aumentaram a importância da IoT.

Leia mais: Como superar os atritos da inovação?

Dentre os 23% participantes que ainda não implantaram integralmente iniciativas de IoT, todos estão atualmente testando a tecnologia ou planejam implantar ou testar pelo menos um projeto na área em 18 meses. Já a maioria das empresas (84%) pretende acelerar a adoção da IoT em resposta aos desafios relacionados à Covid-19. Dessas, 47% que já aceleraram a adoção da IoT para responder ao vírus, 24% que acelerará nos próximos doze meses e 14% que acelerará além dos próximos 12 meses.

“Embora nossas descobertas apontem para a IoT impulsionando aumentos significativos em eficiência, sustentabilidade e segurança nas cadeias de suprimentos globais, há áreas em que as organizações podem fazer melhorias para obter os melhores benefícios da tecnologia”, acrescentou. O executivo também pontua a conectividade, gerenciamento de dados, escassez de habilidades, ameaças à segurança e níveis de investimento como desafios das cadeias de produção e fornecimento à medida que essas se tornam mais digitalizadas e interligadas.

O relatório da Inmarsat entrevistou 450 executivos dos setores de agricultura, utilidades elétricas, mineração, petróleo e gás e transporte e logística desde o início do ano. Os respondentes são de países da Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico e responsáveis por entregar iniciativas de IoT em suas respectivas organizações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.